Diversos pássaros brasileiros são chamados de uirapuru. Todos têm em comum a beleza do canto, o tamanho pequeno e a rapidez de movimentos. Alguns apresentam bonita plumagem bicolor. Vivem nas florestas úmidas do Brasil e de outros países da América do Sul, das Guianas à Bolívia. Alimentam-se de frutas e insetos. Em algumas regiões do Brasil, o uirapuru é conhecido como cabeça-encarnada ou tangará.

A espécie Cyphorhinus aradus recebe o nome de uirapuru-verdadeiro. Mede em torno de 12 cm e tem plumagem pardo-avermelhada. É, entre todas, a que tem o canto mais melodioso. Por isso, o uriapuru-verdadeiro também é chamado de músico ou corneta.

Conta a lenda que todos os pássaros da floresta ficam em silêncio para ouvir o uirapuru. É um momento raro: ele canta em cerca de quinze dias por ano, na época de preparação do ninho, ao nascer do sol e ao entardecer, durante apenas 10 a 15 minutos. O som é semelhante ao de uma flauta.

É tão difícil ouvir o canto do uirapuru que há uma lenda também em torno disso. As pessoas acreditam que ouvir seu canto traz boa sorte e, ao escutá-lo, fazem pedidos que, segundo a crença popular, são sempre atendidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.