O vácuo é um espaço dentro do qual não há nada, nem mesmo ar. No entanto, na Terra não existe vácuo total, porque é impossível remover totalmente o ar e as partículas de um espaço. No nosso planeta só existe o vácuo parcial, que é um espaço com quase nenhum ar ou partículas.

O vácuo não existe em estado natural na Terra, pois o ar envolve tudo e se estende por quilômetros acima da superfície, na atmosfera. O ar que se encontra acima da Terra faz pressão para baixo o tempo todo. Isso é chamado de pressão atmosférica. Por causa dessa pressão, o ar tenta preencher qualquer espaço. Contudo, no espaço sideral, não existe ar e há poucas partículas; por isso, pode-se dizer que o espaço sideral é um vácuo gigante. É por esse motivo que os astronautas precisam usar roupas especiais, que contêm ar com pressão igual à da Terra. Se não fosse assim, o corpo deles não funcionaria normalmente.

Um vácuo parcial pode ser criado na Terra se bombearmos o ar para fora de um recipiente (ou de qualquer outro espaço fechado). O vácuo pode ter várias funções. O aspiradores de pó retiram a poeira sugando o ar para dentro de um vácuo. Um conta-gotas cria um vácuo para puxar o líquido para dentro de um tubo. A garrafa térmica é um recipiente com duas paredes. Uma área de vácuo entre as paredes impede que o calor escape ou invada o ambiente interno. Isso ajuda a manter o líquido da garrafa frio ou quente. O vácuo também é útil para a indústria. Por exemplo, as companhias de alimentos utilizam embalagens a vácuo para evitar que a comida se estrague.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.