O vôlei, ou voleibol, é um esporte em equipe no qual os jogadores usam as mãos e os punhos para bater na bola e fazê-la passar por cima de uma rede. Dois times, geralmente com seis jogadores cada, disputam a partida. O vôlei pode ser jogado em um ginásio coberto ou ao ar livre, na praia ou num parque.

Quadra e equipamentos

O jogo é realizado em uma quadra de 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. Uma linha central, ao longo da qual existe uma rede alta, divide a quadra em duas áreas iguais. Cada time joga de um lado dessa rede. A bola (cheia de ar) pesa entre 260 e 280 gramas.

O jogo

A partida começa quando um jogador dá o saque, ou serviço. Situado no fundo da quadra, ele golpeia a bola, fazendo-a passar acima da rede e chegar à quadra adversária. O outro time recebe a bola, tentando evitar que ela caia na quadra e, ao mesmo tempo, procurando jogá-la de volta por cima da rede, para acertar a quadra adversária. Isso tudo pode ser feito com três toques no máximo. O jogador que recebe a bola lança-a para o ar, e outros jogadores do mesmo time passam a bola entre si até achar a melhor posição para golpeá-la. Uma boa recepção permite à equipe devolver a bola com mais força, o que torna difícil para o outro time defendê-la.

O ponto é marcado quando a bola atinge o chão da quadra adversária. Outra maneira de marcar ponto é quando a bola encosta em um jogador do outro time e cai fora dos limites da quadra, ou quando algum outro erro é cometido.

A partida se divide em quatro tempos, chamados sets. O time que marca 25 pontos (tendo pelo menos dois de vantagem em relação ao outro time) vence o set. Caso haja empate depois de quatro sets, é disputado o quinto set, cuja pontuação vai até 15.

Vôlei de praia

O vôlei de praia é praticado na areia. A modalidade surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1960, e é reconhecida como esporte profissional desde 1980.

A quadra, medindo 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, é demarcada na areia com fita. No meio da quadra se estende a rede, que deve ficar a 2,43 metros de altura para os times masculinos ou a 2,24 metros para os femininos. A partida é disputada por equipes de dois ou quatro jogadores, e vence a equipe que ganha dois sets (o jogo tem três sets).

O vôlei de praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos.

História

O voleibol foi inventado por William G. Morgan em 1895, na YMCA (sigla em inglês para Young Men’s Christian Association, ou Associação Cristã de Moços), no estado americano de Massachusetts. Logo o jogo se tornou popular nas escolas e nos pátios dos Estados Unidos. No início do século XX, o esporte se difundiu para outras partes do mundo. Em 1947, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi criada para regular o esporte pelo mundo. Em 1964, o vôlei tornou-se um esporte olímpico tanto para homens como para mulheres. Atualmente, a FIVB patrocina também diversos outros torneios, incluindo os de vôlei de praia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.