O vento é o movimento do ar perto da superfície da Terra. Ele pode ser uma leve brisa ou um forte vendaval. Os ventos mais fortes acontecem durante tempestades chamadas tornados, ciclones ou furacões.

O vento é causado por mudanças de temperatura no ar, na terra e na água. Quando o ar passa sobre uma superfície quente, ele se aquece e sobe. Isso deixa espaço para o ar mais frio ocupar seu lugar. O ar em movimento é o vento.

Os ventos são nomeados de acordo com a direção de onde vêm, não para onde sopram. Por exemplo, ventos que sopram de oeste para leste são chamados de ventos de oeste.

Os ventos afetam muito o clima. Eles trazem ar frio para regiões quentes. Eles também trazem chuva, neve e até poeira e areia. No sul da Ásia, por exemplo, ventos conhecidos como monções provocam muitas chuvas durante o verão. Isso acontece porque o ar fresco e úmido se move do oceano para a terra quente.

Os grandes movimentos de ar ao redor da Terra são chamados de ventos planetários. Entre os ventos planetários mais conhecidos estão os alísios. Os alísios são dois grandes cinturões de vento em cada lado da linha do equador. Eles sempre sopram de leste para oeste.

Há muito tempo os seres humanos aproveitam a força dos ventos. Os primeiros navegantes dependiam dos ventos planetários para viajar pelos oceanos. Povos primitivos construíam moinhos de vento, ou seja, máquinas que usam o vento para mover pedras ou moer grãos. Atualmente, os moinhos de vento são utilizados para movimentar turbinas que geram energia elétrica.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.