O verão é a época mais quente do ano, ocorrendo logo após a primavera. Nessa estação do ano, os dias são mais longos que as noites e há muitas pancadas de chuva devido à evaporação das águas.

No hemisfério Norte, essa estação tem início em 21 ou 22 de junho e término em 22 ou 23 de setembro. Já no hemisfério Sul, onde se localiza quase todo o Brasil, o verão começa em 21 ou 22 de dezembro e termina no dia 20 ou 21 de março.

Devido às chuvas, pode haver acúmulo de água, que é o local em que os insetos põem os ovos, liberando as larvas que nadam até se transformar em adultos. Dessa maneira, ocorre a proliferação de insetos, o que pode ser prejudicial, pois muitos deles causam doenças. No Brasil, há uma campanha contra o acúmulo de água, pois com isso evita-se que o mosquito causador da dengue, uma doença viral, se multiplique.

Em vários países, uma medida tomada nessa estação é o “horário de verão”, que consiste em adiantar o relógio em uma hora, retardando o anoitecer, de modo que as luzes sejam acesas mais tarde. O objetivo dessa iniciativa é a economia do consumo de energia, com mais aproveitamento da luz do sol. Com isso, tem-se uma redução de 4 a 5 por cento no consumo de energia elétrica.

O verão também é marcado como a estação das férias para muitas pessoas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.