Vida saudável significa fazer escolhas que resultam em uma mente e corpo saudáveis. Ser saudável significa não ficar doente. Geralmente, uma pessoa pode manter um estilo de vida saudável seguindo uma dieta saudável e fazendo exercício.

Para que o corpo funcione corretamente, ele precisa de nutrientes. Os nutrientes são fornecidos pelos alimentos na forma de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, minerais, vitaminas e água. Alguns alimentos que são boas fontes de nutrição incluem frutas, verduras e grãos integrais. Uma dieta que não inclui alimentos saudáveis o suficiente ou que inclui comida muito insalubre pode levar à obesidade, a diabetes, a hipertensão arterial e outras doenças.

O exercício físico ajuda o corpo a se manter saudável. A aptidão física fortalece o coração e outros músculos, e mantém sistemas e partes do corpo funcionando bem.

A maioria dos países têm programas de saúde pública. Esses programas ajudam a orientar às pessoas como viver uma vida saudável. Nesses programas são enfatizadas uma boa nutrição, a vacinação e a prática de exercícios físicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a saúde das pessoas ao redor do planeta. Ela trabalha para acabar com a disseminação de doenças como a poliomielite, a aids e o ebola. A OMS também avisa os viajantes sobre as doenças de determinados países e mobiliza os governos quando é necessário tomar medidas rápidas para evitar a disseminação de algum vírus.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.