O vinagre é um líquido ácido usado para temperar e conservar alimentos. É feito ao deixar o álcool sob a ação de uma transformação química chamada fermentação.

A palavra “vinagre” tem origem no termo francês vinaigre, que significa vinho acre, ou ácido. Quando feito de uvas, é chamado vinagre de vinho, mas pode ser feito de outros alimentos também. O vinagre feito de maçãs é chamado vinagre de sidra. O que é feito de cevada ou aveia é conhecido como vinagre de malte.

O processo de produção do vinagre começa com o líquido originado quando se espremem uvas, maçãs, arroz cozido ou outros produtos vegetais. Quando uma substância chamada levedura é adicionada, ela transforma os açúcares do líquido em álcool. Um microrganismo chamado Acetobacter, que é uma bactéria, faz o álcool combinar-se com o oxigênio do ar para formar ácido acético e água. O ácido acético é o que dá gosto ácido ao vinagre.

O ácido acético é um ácido muito forte. O vinagre que se vende nos supermercados e nas mercearias tem apenas 4 por cento de ácido acético. Os outros 96 por cento são constituídos de água e de substâncias que lhe dão sabor.

O vinagre é usado para dar um gosto um pouco ácido aos alimentos. O vinagrete é um molho que se come com saladas ou com carnes, feito a partir da mistura de vinagre com azeite e outros temperos. O vinagre é usado também para conservar alimentos. Esses alimentos em conserva, como por exemplo os pepinos, são chamados de picles.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.