O elemento químico chamado zinco é um metal que tem várias aplicações. Hoje, além de sua utilidade na indústria, sabe-se que é um elemento importante para a vida. Nos seres humanos, melhora o sistema imunológico e contribui para aprimorar o olfato e o paladar. Os cientistas usam símbolos para identificar elementos químicos, e o do zinco é Zn.

Onde se encontra o zinco

O zinco é encontrado em grandes depósitos naturais no mundo inteiro. No início do século XXI, a grande maioria da sua produção vem de minas da China, da Austrália, do Peru, dos Estados Unidos e do Canadá. Algumas vezes é encontrado puro, mas é mais comum achá-lo em combinação com outros minerais, junto a outros elementos, como o chumbo, a prata e o ouro.

Propriedades

Uma peça de zinco recém-cortada apresenta a superfície azul-metálica. Mas, exposta ao ar, lentamente vai sendo recoberta por uma película de cor cinza. Como a maioria dos metais, ele é um bom condutor de eletricidade — ou seja, a eletricidade flui através dele com facilidade. O zinco também pode ser laminado e transformado em finas chapas de metal. Uma propriedade importante é sua alta resistência à corrosão, o que significa que produtos químicos não o destroem com facilidade.

Usos

Desde a Antiguidade o zinco era misturado com o cobre para produzir latão. Os povos antigos descobriram o latão por acaso. Como os dois metais costumam ser encontrados próximos na natureza, ao derreter minério de cobre devem ter derretido junto minério de zinco, e aí descobriram a fórmula para o latão. Só no século XIII é que o zinco foi isolado e passou a ser utilizado puro.

Devido à sua resistência à corrosão, o zinco é usado para recobrir ferro e objetos de aço, impedindo a ferrugem. Também pode ser combinado com pequenas quantidades de cobre e titânio, a fim de produzir lâminas impermeáveis para telhados e paredes.

Combinado a outros elementos, o zinco dá origem a compostos. Um deles é o óxido de zinco, usado em tintas industriais, cosméticos, plásticos, remédios e tintas para impressoras. Outro composto é o sulfeto de zinco, que brilha com o acréscimo de outros elementos e é usado em telas de raios X, mostradores de relógios e lâmpadas fluorescentes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.