O jardim zoológico, ou zoo, é o lugar em que animais são mantidos e exibidos para visitantes. Os zoológicos possibilitam que as pessoas vejam de perto animais selvagens que só poderiam ser observados na natureza ou que não são nativos do lugar onde elas moram.

Como os zoológicos exibem os animais

Na maioria dos zoológicos, os animais são mantidos em abrigos. Às vezes, esses abrigos são ligados a um local aberto, cercado por grades. Animais que convivem pacificamente na natureza podem ser acomodados juntos. Jaulas, grades e outras barreiras evitam que os animais escapem. As barreiras também mantêm os visitantes afastados dos animais.

Em geral, os zoológicos tentam manter os animais em ambientes parecidos com os naturais. Plantas, árvores, rochas e outros elementos presentes na natureza são colocados nesses espaços. Muitas vezes, esses elementos são artificiais, feitos de materiais duráveis e resistentes. Dentro das instalações do zoológico, a temperatura e a luminosidade são ajustadas ao gosto dos animais. Por exemplo, animais de hábitos noturnos são mantidos em ambientes escuros durante o dia e iluminados à noite.

Os parques de vida selvagem também são um tipo de zoológico. Eles são encontrados em áreas rurais com muito espaço disponível. Nesses zoológicos, os animais são mantidos em condições mais próximas das naturais. Muitos parques exibem apenas um tipo de animal, por exemplo, leões. Outros exibem diversos animais misturados. Geralmente os visitantes os percorrem de carro.

Para que servem os zoológicos

Os zoológicos têm uma série de finalidades. Eles tentam mostrar aos visitantes os hábitos e o comportamento dos animais; ajudam a proteger espécies ameaçadas, isto é, que estão em risco de extinção na natureza; e ajudam na reprodução desses animais. Alguns ainda fazem a reintegração dos animais à natureza.

História

Zoológicos existem há muito tempo. Os governantes de civilizações antigas, como as da China, do Egito, da Grécia e de Roma, mantinham coleções de animais. Alguns desses zoológicos eram particulares, outros eram abertos ao público. No século XVIII, foram instalados zoológicos nas maiores cidades da Europa, como Viena, na Áustria; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Na metade do século XIX, foram sendo abertos zoológicos por todo o mundo. Atualmente, existem mais de mil zoológicos em funcionamento.

No Brasil há zoológicos municipais, estaduais e particulares. Muitos mantêm museus e jardins botânicos, além de atuarem como fundações que promovem a educação ambiental.

O zoológico da cidade do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Inaugurado em 1888, localizava-se originalmente no bairro de Vila Isabel. Em 1940, o zoológico precisou ser fechado devido a dificuldades financeiras. Em 1945, foi reaberto em novo local: o Parque da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, onde funciona até hoje. Em 1985, foi transformado na Fundação RIOZOO.

O maior zoológico do país fica em São Paulo e foi inaugurado em 1958. Abrangendo aproximadamente 80 hectares de mata Atlântica, abriga mais de 3 mil animais.

Outro zoológico brasileiro de destaque é o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, fundado em 1895. Localizado no centro urbano de Belém, no estado do Pará, ocupa uma área de 5,2 hectares e recebe cerca de 200 mil visitantes por ano.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.