O zumbi é uma criatura lendária geralmente definida como um cadáver humano que ressuscitou dos mortos. O corpo de um zumbi tem a aparência de algo que está apodrecendo. Zumbis normalmente não conseguem falar e andam de maneira lenta e arrastada. Eles se movimentam sem parar e, ao longo do caminho, vão amedrontando ou machucando as pessoas.

Zumbis podem parecer assustadores, mas, assim como outras criaturas lendárias, não são reais. Muitas pessoas se vestem de zumbi para o Dia das Bruxas ou apenas para se divertir.

Lendas de zumbis

Existem diversas histórias sobre a origem dos zumbis. Lendas antigas dizem que feiticeiros ou sacerdotes maldosos usam a magia para trazer os mortos de volta à vida. Histórias mais recentes afirmam que a radiação vinda do espaço ou um estranho vírus podem transformar as pessoas em zumbis. Em muitas histórias populares, a mordida de um zumbi transforma a vítima em zumbi também. Esses contos alertam para o fato de que os zumbis irão dominar o mundo, a menos que os seres humanos se unam para derrotá-los.

De acordo com a crença popular, zumbis são incapazes de controlar as próprias ações. Lendas antigas afirmam que um zumbi é dominado pelo feiticeiro que o trouxe de volta à vida. O feiticeiro usa o zumbi para fazer maldades, e o zumbi só é derrotado quando o feiticeiro morre. Em histórias mais recentes, zumbis são movidos por uma misteriosa necessidade de atacar ou comer pessoas vivas. Essas criaturas só são detidas quando sua cabeça é danificada ou arrancada.

Origens

As pessoas acreditam nos “mortos-vivos” desde os tempos antigos. Histórias modernas sobre zumbis podem ser relacionadas com a religião vodu do Haiti. Seguidores do vodu acreditam que os mortos podem ressuscitar através de magia. Uma pessoa que volta à vida dessa maneira é chamada de zumbi. Feiticeiros que ressuscitam zumbis podem torná-los seus escravos, obrigando-os a trabalhar para eles ou até mesmo a cometer crimes.

Muitas pessoas fora do Haiti descobriram a tradição zumbi através da obra Ilha mágica, um livro de viagem publicado em 1929. Não muito tempo depois, Hollywood começou a fazer filmes de terror sobre criaturas chamadas zumbis. Dentre esses filmes, um dos mais famosos é a A noite dos mortos-vivos, de 1968. No início do século XXI, zumbis se tornaram muito populares em livros, histórias em quadrinhos, videogames e seriados de TV.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.