Andreas Vesalius (ou André Vesálio) foi um médico e cirurgião da Renascença. Ele revolucionou os campos da biologia e da medicina ao publicar o primeiro livro completo sobre a anatomia humana.

Infância e juventude

Vesalius nasceu em dezembro de 1514, em Bruxelas (na atual Bélgica). Sua família tinha diversos médicos e farmacêuticos. Ele frequentou a Universidade Católica de Leuven (ou Lovaina) e a escola de medicina da Universidade de Paris. Concluiu seu doutorado em medicina no ano de 1537.

Carreira

Em 1537, Vesalius começou a trabalhar como professor de cirurgia em Pádua, na Itália. Ele se dedicava bastante a dissecar cadáveres, ou seja, a separar as diferentes partes de corpos humanos sem vida para poder estudá-las. Isso permitiu que ele observasse a anatomia humana em detalhes e aprendesse muito sobre a estrutura dos corpos. Em 1543, Vesalius publicou De humani corporis fabrica, ou Da organização do corpo humano. O livro trazia a descrição mais completa e mais precisa do corpo humano até então.

O imperador Carlos V, do Sacro Império Romano-Germânico, nomeou Vesalius como médico da corte em 1543. De 1553 a 1556, Vesalius trabalhou como médico em Bruxelas, sendo bem-sucedido. Em 1559, mudou-se para Madri, na Espanha, onde passou a ser o médico da corte do rei Felipe II. Ele trabalhou em Madri até 1564. Em junho desse mesmo ano, Vesalius morreu na ilha grega de Zaquintos (ou Zante) enquanto retornava de uma peregrinação a Jerusalém.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.