
Berna é a capital da Suíça, um país da Europa central. O rio Aar serpenteia pela parte mais antiga da cidade. O nome Berna deriva da palavra alemã Bären, que significa ursos. Os ursos são um símbolo de Berna e são mantidos em exposição pública na cidade há séculos.
O setor governamental e a Universidade de Berna dominam a economia da cidade, embora o turismo também seja importante. Os principais produtos industriais são chocolate, leite condensado, máquinas e instrumentos científicos.
Fundada como posto militar em 1191, Berna desenvolveu-se até se tornar uma cidade e, em seguida, um estado independente. Integrada à Suíça em 1353, tornou-se muito poderosa entre os séculos XIV e XVIII. Em 1798, porém, os franceses invadiram a cidade e puseram fim à sua hegemonia na região. Em 1803, o domínio francês chegou ao fim, mas só em 1848 a cidade passou a ser a capital da Suíça. Em 1983, Berna foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, graças à grande quantidade de edifícios históricos em sua Cidade Antiga. Em Berna vivem 131.554 pessoas (estimativa de 2016).