
Velázquez foi um dos maiores pintores espanhóis. Ele é famoso principalmente pelos retratos (pinturas de pessoas isoladas ou em grupos). Por causa de sua técnica e estilo, ele é um dos artistas que mais influenciaram a arte ocidental.
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez nasceu em 6 de junho de 1599, em Sevilha, no sul da Espanha. Aos 12 anos, começou a trabalhar no estúdio do artista Francisco Pacheco, como aprendiz. Em 1618, com 19 anos, casou-se com a filha de Pacheco.
No começo, Velázquez pintava cenas da vida cotidiana. Em 1623, tornou-se pintor da corte do rei espanhol Filipe IV. O trabalho de um pintor da corte era fazer pinturas da família real, dos altos funcionários e dos nobres do reino. Velázquez vivia em Madri, capital da Espanha.
Em 1628, o artista flamengo (belga) Rubens sugeriu a Velázquez visitar a Itália, onde muitos grandes artistas europeus tinham trabalhado. Velázquez passou os anos de 1629 a 1631 mergulhado nos estudos da arte italiana. Ao voltar, mais uma vez se tornou o pintor da corte espanhola.
Velázquez também tinha outras tarefas. Ele viajou à Itália pela segunda vez em 1649 com o objetivo de comprar obras de arte para as coleções do rei. Dessa vez, em Roma, pintou um retrato do papa Inocêncio X que é um de seus quadros mais famosos.
De volta a Madri, Velázquez pintou algumas de suas melhores obras, inclusive o famoso retrato de um grande grupo chamado Las meninas. Ele morreu em 6 de agosto de 1660, em Madri, com 61 anos.