A Epifania, também conhecida como Epifania do Senhor e Dia de Reis, é uma comemoração cristã que acontece em 6 de janeiro. Ao lado do Natal e da Páscoa, é uma das datas mais importantes para o cristianismo. A Epifania celebra três eventos: a chegada dos Três Reis Magos a Belém para visitar o Menino Jesus; o batismo de Jesus; e o primeiro milagre de Jesus.

História

O cristianismo se divide em três ramos: Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Igreja Protestante. No catolicismo e em parte do protestantismo, a Epifania enfatiza a visita dos Reis Magos. No ramo ortodoxo, a celebração costuma enfatizar o batismo de Jesus.

Em alguns países, a Epifania também é conhecida como Décimo Segundo Dia de Natal. Como não se sabe a data exata do nascimento de Jesus, as primeiras igrejas cristãs tiveram que escolher o dia para comemorá-lo. Os ortodoxos escolheram 6 de janeiro. Os católicos escolheram 25 de dezembro. No século IV, ambas as igrejas passaram a comemorar as duas datas. Assim, criou-se uma celebração que dura 12 dias, do Natal até a Epifania. Essa época é conhecida como os Doze Dias de Natal.

Comemorações

A noite que antecede a Epifania é chamada de Noite de Reis, ou Décima Segunda Noite. Em muitos países da Europa, é nessa noite que as crianças ganham seus presentes de Natal. No folclore italiano, uma mulher idosa chamada Befana desce pelas chaminés e entrega presentes, assim como fizeram os Reis Magos. Na Espanha, as crianças enchem seus sapatos com presentes para os Reis Magos, esperando receber presentes em troca, como agradecimento.

Em muitos países, come-se um bolo especial chamado bolo de reis. Escondido dentro do bolo há um pequeno objeto, como um feijão ou um bebê de plástico. A pessoa que encontra esse objeto é nomeada rei ou rainha da festa.

No Brasil, o Reisado (também conhecido como Folia de Reis ou Festa de Santos Reis) é uma comemoração tradicional em algumas regiões. Ele costuma acontecer entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, mas pode se estender até 20 de janeiro ou ainda além. Durante os festejos, grupos formados por músicos, cantores, dançarinos, palhaços e figuras folclóricas encenam nas ruas a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Também é tradição bater de casa em casa para transmitir mensagens religiosas e muitas vezes pedir doações para obras sociais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.