
Geografia
A Macedônia faz fronteira com a Sérvia, o Kosovo, a Bulgária, a Grécia e a Albânia. O país faz parte de uma região geográfica mais extensa que também se chama Macedônia. Essa região inclui partes da Grécia e da Bulgária. O rio Vardar corre através da região central do país, cujo território é coberto por muitas montanhas. As áreas do leste têm invernos mais amenos e verões mais quentes e secos que as do oeste. Os terremotos são corriqueiros.
As florestas cobrem as montanhas da Macedônia. Raposas, ursos, linces, porcos selvagens, lagartos e outros animais compõem a fauna do país.
População
A maioria da população é formada por macedônios étnicos. Eles falam a língua macedônia, um idioma aparentado ao búlgaro. Entre os demais grupos há albaneses, turcos, ciganos e sérvios. Mais da metade da população é cristã ortodoxa, e quase um terço dela é muçulmana.
Economia
Muitos macedônios trabalham no setor de serviços, em especial na área de comunicações, no governo e na assistência à saúde. A indústria e a agricultura também são importantes para a economia. Tecidos, vestuário, produtos metalúrgicos, materiais de construção e cigarros são os principais produtos fabricados pelas indústrias locais. Há minas que fornecem chumbo e carvão. Os principais produtos agrícolas do país são trigo, batata, uvas para vinho, tomate e tabaco. Também há criações de ovelhas.
História
A Macedônia é habitada desde 7000 a.C. Por volta de 300 a.C., o reino da Macedônia, governado por Filipe II, incluía quase toda a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande ampliou o reino, formando um enorme império. Mais tarde, romanos, godos, búlgaros, sérvios e gregos conquistaram a Macedônia. No século XIV, a maior parte do território macedônio pertencia ao Império Otomano. Em 1913, o Império Otomano perdeu o controle da região, que foi então dividida entre Grécia, Bulgária e Sérvia.
O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos tomou a porção sérvia da Macedônia em 1918. O reino trocou de nome para Iugoslávia em 1929. No início da década de 1990 a Iugoslávia se desintegrou, e a Macedônia conquistou a independência em 1991. Porém a Grécia, também associada com a região da Macedônia, se opôs ao uso desse nome para designar o país. Nas Nações Unidas, o país é conhecido como Antiga República Iugoslava da Macedônia. Após a independência, não só a Macedônia mas também a Sérvia e a Croácia viram-se envolvidas em uma série de graves conflitos étnicos. Em 2001, albaneses residentes na Macedônia lideraram ataques violentos contra o governo.