
A República das Maldivas é um arquipélago de cerca de 1.200 pequenas ilhas situado no oceano Índico, na Ásia. Apenas cerca de duzentas das ilhas são habitadas. Malé é a capital e a maior cidade do país. As Maldivas têm a menor população entre os países do continente asiático: 342.000 habitantes (estimativa de 2014); a área total das ilhas é 298 km2.Maldivas
Geografia
As Maldivas se localizam a sudoeste da Índia. As ilhas se estendem por mais de 764 quilômetros de norte a sul e 130 quilômetros de leste a oeste. O clima é quente e úmido.
As ilhas Maldivas são feitas de coral, que se ergue sobre os picos de antigos vulcões submarinos. Algumas das ilhas ainda se encontram em formação; outras estão sendo desgastadas pela água. Nenhuma das ilhas fica mais de 2 metros acima do nível do mar. Seu clima é tropical e úmido.
Flora e fauna
As ilhas são recobertas de vegetação farta, que inclui coqueiros, frutas-pão e arbustos tropicais. Muitos peixes e tartarugas marinhas vivem nas águas que cercam o arquipélago.
População
O povo das Maldivas tem raízes indianas, do Sri Lanka e árabes. A língua falada no país é o divehi. Quase todos os habitantes são muçulmanos. Apenas cerca de 25 das ilhas têm mais de 1.500 habitantes; a maioria da população vive em aldeias, em ilhas pequenas.
Economia
História
As Maldivas foram ocupadas por pessoas vindas da Ásia há mais de 2 mil anos. Foram colônia portuguesa (1558), depois holandesa (1654) e, por fim, britânica (1796). Conquistaram sua independência plena da Grã-Bretanha em 1965. Em 2004, uma onda gigante, chamada tsunami, destruiu algumas das ilhas e matou muitas pessoas.