Manágua é a capital da Nicarágua, um país da América Central. Localizada à margem do lago Manágua, é a maior cidade do país.

Manágua é o centro educacional, empresarial e industrial da Nicarágua. Muitos moradores da cidade trabalham em repartições do governo ou em escritórios de empresas, bancos, escolas e hospitais. Fábricas da cidade produzem principalmente petróleo, móveis, tecidos, produtos químicos e alimentos.

A cidade tem muitos lugares de interesse cultural. Há um monumento em homenagem ao poeta nicaraguense Rubén Darío, além de um teatro que leva seu nome. Um museu próximo ao lago Manágua exibe pegadas deixadas por homens, mulheres e crianças da Pré-História. Acredita-se que essas pessoas estivessem correndo na direção do lago porque um vulcão havia entrado em erupção. As pegadas se preservaram durante milhares de anos graças às cinzas vulcânicas e ao barro. Há três vulcões na área de Manágua: o Momotombo, o Momotombito e o Masaya. Este último, localizado em um parque nacional, continua ativo.

No século XX, Manágua sofreu dois grandes terremotos que destruíram muitos de seus edifícios históricos. O primeiro aconteceu em 1931, e o segundo, em 1972. A cada vez, boa parte da cidade precisou ser reconstruída. Em consequência disso, Manágua é bastante dispersa e não tem um centro definido. Os poucos edifícios históricos que ainda estão de pé concentram-se em torno da Praça da República, ou Praça da Revolução. Encontram-se nessa praça os restos da antiga Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional, que se manteve intacto após os terremotos. Como a Catedral Metropolitana ficou em estado precário, uma catedral moderna foi construída em outra parte da cidade.

Centenas de anos atrás, povos indígenas fixaram-se no local em que hoje fica Manágua. A Espanha colonizou a região entre o século XVI e o início do século XIX. A Nicarágua se tornou um país independente em 1821, e em 1857 Manágua foi designada sua capital.

No final da década de 1970, ocorreram combates pesados entre rebeldes e tropas do governo em Manágua. Em 1998, o furacão Mitch danificou muitas casas, fazendas, estradas e ruas em Manágua e seus arredores. A população da cidade é de 1.030.926 habitantes (estimativa de 2015).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.