A Organização das Nações Unidas (também conhecida pela sigla, ONU, ou simplesmente como Nações Unidas) é um órgão que reúne quase todas as nações do mundo. No início do século XXI, a ONU contava com mais de 190 países-membros. Seu principal objetivo é a paz mundial, mas ela também trabalha para reduzir a pobreza e o sofrimento, além de melhorar a vida das pessoas de outras formas.

Funções

As Nações Unidas buscam soluções pacíficas para discórdias entre países. Se surgem enfrentamentos, às vezes a ONU envia soldados para tentar contê-los.

Após uma guerra, a ONU provê dinheiro para ajudar os países a se reconstruir. Ela também fornece recursos aos países pobres, para fortalecer sua economia.

As Nações Unidas ajudam os refugiados — pessoas que deixaram seus países para fugir do perigo ou evitar maus-tratos. Também procuram proteger os direitos humanos. Em 1948, a ONU redigiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. As Nações Unidas também buscam garantir que todo ser humano receba tratamento igual, independentemente de raça, sexo, idioma ou religião.

Divisões

As Nações Unidas têm seis departamentos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, a Corte Internacional de Justiça, o Secretariado e o Conselho Econômico e Social, além do Conselho de Tutela, atualmente inativo.

A Assembleia Geral discute todos os temas que atingem os países-membros e conta com representantes de todos os países integrantes da ONU. Cada país tem direito a um voto. Para poder decidir questões importantes, pelo menos dois terços dos membros precisam estar de acordo.

O Conselho de Segurança estuda as divergências entre países e sugere formas de resolvê-las pacificamente. O Conselho é composto por cinco membros permanentes — Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China — e dez provisórios, rotativos, com mandatos de dois anos. Os cinco membros permanentes devem estar de acordo para que o Conselho de Segurança possa entrar em ação.

A Corte Internacional de Justiça, também chamada de Corte Mundial, analisa as disputas entre países. Qualquer país membro pode levar um caso para a Corte, que tem quinze juízes.

O Secretariado ajuda a conduzir as decisões da ONU. Pessoas de quase todos os países-membros trabalham nos escritórios desse departamento. Um funcionário chamado secretário-geral dirige o Secretariado e fala em nome das Nações Unidas.

O Conselho Econômico e Social tem 54 integrantes e tenta melhorar a sociedade de muitas maneiras. Esse departamento trabalha, por exemplo, para trazer avanços para a saúde e a educação no mundo. Agências especializadas ajudam o Conselho nesse trabalho.

História

As Nações Unidas surgiram depois da Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, que havia sido formada para manter a paz após a Primeira Guerra Mundial (1914–18). A Liga, porém, não teve poder suficiente para evitar a Segunda Guerra Mundial (1939–45).

Em abril de 1945, perto do fim da Segunda Guerra Mundial, representantes de cinquenta países se encontraram em San Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para preparar a nova organização. Em junho eles concluíram a Carta das Nações Unidas, o documento de fundação da ONU, que começou a funcionar oficialmente em 24 de outubro de 1945.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.