
Pégaso era um cavalo alado da mitologia da Grécia antiga. De acordo com a lenda, ele foi criado quando o herói Perseu cortou a cabeça de um monstro assustador. Pégaso nasceu do sangue desse monstro.
Uma história muito conhecida a respeito de Pégaso envolve um jovem chamado Belerofonte. Belerofonte queria montar Pégaso. Atena, a deusa da sabedoria, o ajudou a pegar o cavalo voador. Quando estava montado em Pégaso, Belerofonte era invencível. Ele até conseguiu matar Quimera, uma criatura que cuspia fogo e tinha cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente.
Pégaso e Belerofonte participaram de muitas aventuras juntos, mas certa vez Belerofonte tentou ir com Pégaso até o monte Olimpo, o lar dos deuses. Pégaso sabia que Belerofonte não devia tentar fazer isso. Ele então jogou Belerofonte no chão.
Segundo a história, os deuses receberam Pégaso no monte Olimpo como um prêmio. Ele se tornou o favorito de Zeus, o rei dos deuses. Os gregos acreditavam que, sempre que Zeus queria criar tempestades, Pégaso trazia os trovões e os raios. Depois, Pégaso foi transformado em uma constelação, ou grupo de estrelas.