
Porto Rico é uma ilha do mar do Caribe, na América Central, que está ligada aos Estados Unidos por meio do estatuto chamado de “estado livre associado”. De acordo com esse sistema, a ilha tem governo próprio, mas mantém alguns laços com os Estados Unidos. A capital porto-riquenha é San Juan. A ilha de Porto Rico tem uma população de 3.579.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 8.868 km2.Porto Rico
Porto Rico faz parte do grupo de ilhas chamado Antilhas. A ilha tem formato quase retangular. Na maior parte é montanhosa, mas a região ao longo da costa é mais plana. O clima é quente o ano todo.
A maior parte dos porto-riquenhos tem ascendência espanhola. A população de origem africana forma um grupo menor. Algumas pessoas mesclam raízes europeias e africanas. A maioria dos porto-riquenhos fala espanhol e muitos também dominam o inglês. A maior parte da população é cristã.
As principais fontes de renda de Porto Rico são a indústria, os serviços e o comércio com os Estados Unidos. As indústrias fabricam produtos químicos e eletrônicos, medicamentos, máquinas e roupas. As finanças e o turismo são indústrias de serviços importantes. As fazendas produzem cana-de-açúcar, frutas tropicais, café, carne bovina e suína, frango, leite e ovos.
Os índios aruaques, também conhecidos como tainos, chegaram ao que é hoje Porto Rico por volta do ano 1000 d.C. O primeiro europeu a aportar na ilha foi Cristóvão Colombo, que tomou posse dela para a Espanha em 1493. No final do século XVIII, os espanhóis começaram a estabelecer grandes fazendas e trouxeram africanos para trabalhar nessas propriedades como escravos. Entre os produtos cultivados na época, os principais eram a cana-de-açúcar, o café e o tabaco.
Em 1898, a Espanha doou Porto Rico para os Estados Unidos depois de perder a Guerra Hispano-Americana. Em 1917, o governo dos EUA estabeleceu que os porto-riquenhos seriam cidadãos dos Estados Unidos. Porto Rico tornou-se estado livre associado à comunidade dos estados americanos em 1951. Os porto-riquenhos desfrutam da maioria dos benefícios da cidadania americana, mas não têm o direito de votar para presidente dos Estados Unidos.