
A República do Quirguistão (também conhecida como República Quirguiz) é uma nação independente situada na Ásia central. Até 1991, fazia parte da União Soviética. Sua capital é Bishkek. O país tem 5.821.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 199.945 km2.Quirguistão
Geografia
O Quirguistão faz fronteira com o Cazaquistão, a China, o Tadjiquistão e o Uzbequistão. O maciço de Tian Shan atravessa todo o Quirguistão. Seu ponto mais elevado é o pico da Vitória, com 7.439 metros de altura. Em geral, os verões do Quirguistão são quentes, e os invernos, frios. As áreas mais baixas e as mais altas são desérticas.
Flora e fauna
Florestas perenes (ou seja, sempre-verdes, que têm folhagem o ano inteiro) crescem nos vales mais baixos e em algumas encostas das montanhas. Espruces-brancos, lariços, juníperos e nogueiras são árvores comuns. Nas florestas vivem ursos-pardos, porcos selvagens, linces, raposas-cinzentas e arminhos. Ovelhas e cabras montesas, cervos e leopardos-das-neves vivem nos vales. Lebres, esquilos e ouriços-cacheiros-de-orelhas-grandes vivem nos desertos.
População
A maioria da população é formada por quirguizes. Os maiores grupos minoritários são de uzbeques e de russos. Muitos falam quirguiz, uma língua da família do turco, ou russo. Cerca de 75 por cento da população é de muçulmanos. A concentração maior é nas áreas rurais.
Economia
Cerca de metade da força de trabalho do Quirguistão trabalha na agricultura. No país criam-se ovelhas, gado e cavalos. As culturas principais são trigo, batata, beterraba, algodão e tabaco. Há minas de onde são extraídos ouro, carvão, antimônio e mercúrio. As indústrias produzem maquinaria e tecidos. O Quirguistão também utiliza a energia hidráulica para produzir eletricidade.
História
Os antigos quirguizes eram nômades, ou seja, moravam a cada período em um lugar diferente, sem se fixar em nenhum local. No início do século XIII, a região em que viviam, chamada Quirguízia, esteve sob o domínio dos mongóis, da China e dos vizinhos muçulmanos. No final do século XIX, a Rússia foi aos poucos assumindo o domínio da região. A Quirguízia tornou-se uma das repúblicas da União Soviética em 1924. O país declarou sua independência, com o nome de Quirguistão, em 1991. Opositores depuseram o primeiro presidente em 2005. Desde então, o país tem experimentado conflitos políticos esporádicos.