Stonehenge é um conjunto de enormes blocos de pedra dispostos em círculo. O monumento fica no sul da Inglaterra, perto da cidade de Salisbury, no condado de Wiltshire. A estrutura foi construída por etapas, entre 5 mil e 3,5 mil anos atrás. Ninguém sabe ao certo a razão da sua construção. Muitos especialistas acreditam que o conjunto era local de culto religioso.

Hoje, restam apenas ruínas. Centenas de anos atrás, construtores tiraram dali muitas pedras para usá-las em outros lugares. Outras pedras caíram. Mas as ruínas ainda dão uma ideia de como seria Stonehenge nos tempos pré-históricos.

As pedras maiores ficavam dispostas em dois grupos. Um deles era um círculo formado por pedras na horizontal apoiadas em pedras na vertical. O outro tinha formato de ferradura e ficava dentro do círculo. Ele era composto por cinco pares de pedras na posição vertical; em cima de cada par, havia uma pedra na horizontal. Essas pedras chegavam a pesar cerca de 50 toneladas cada.

Stonehenge também incluía pedras menores que chegavam a pesar 4 toneladas cada. Algumas precisaram ser transportadas por cerca de 385 quilômetros desde o local onde haviam sido extraídas. Ninguém sabe como isso foi feito.

Um caminho reto chamado Avenida levava para fora dos círculos. No centro da Avenida, a chamada Pedra do Calcanhar ainda está de pé. No dia mais longo do ano (normalmente 21 de junho, no hemisfério Norte), a pessoa que estiver no centro do círculo de pedras verá o Sol subir exatamente acima da Pedra do Calcanhar. Isso levou alguns arqueólogos (pessoas que estudam coisas feitas pelos povos antigos) a imaginar que Stonehenge tenha sido construído por um povo que adorava o Sol como um deus. Em 1986, Stonehenge e Avebury (outro monumento circular de pedras localizado nas proximidades) foram designados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.