Sun Yat-sen foi um líder político que ajudou a destituir o imperador da China em 1912. Sun queria que a China fosse um país forte e moderno, com eleições livres e políticas que beneficiassem a todos os cidadãos.

Juventude

Sun Yat-sen nasceu em 12 de novembro de 1866, em Hsiang-shan, no sul da China. Durante vários anos, estudou com professores britânicos e americanos em Honolulu, no Havaí. Mais tarde, fez o curso de medicina em Hong Kong, que então era colônia britânica, e se formou em 1892.

Líder revolucionário

Logo Sun encontrou uma nova carreira. Tornou-se político e começou a trabalhar para derrubar a família real e mudar o governo da China. Ele considerava que a China estava atrasada em relação a outros países em termos de desenvolvimento tecnológico. Sun acreditava que a mudança de governo seria a única maneira de a China se tornar um país moderno. Em 1895, ele participou de um levante que fracassou. Isso o forçou a deixar o país.

Sun passou os dezesseis anos seguintes em outros países, entre os quais os Estados Unidos e o Reino Unido. Durante esse tempo, juntou seguidores e planejou várias rebeliões. As rebeliões fracassaram, mas ele passou a obter cada vez mais apoio.

Em 1911, os chineses finalmente se rebelaram contra o imperador. Sun então voltou para a China e tornou-se líder de um novo grupo político chamado Partido Nacionalista (ou Guomindang, em chinês). O imperador renunciou em 12 de fevereiro de 1912.

Sun ajudou a estabelecer um novo governo, mas discordou do homem que se tornou presidente do país. Ele tentou tomar o poder várias vezes. Em 1923, finalmente conseguiu se eleger líder de um novo governo chinês.

Últimos anos

Sun trabalhou muito para fortalecer o Partido Nacionalista e criou também uma academia militar. Ele morreu de câncer em 12 de março de 1925. Sob a liderança de seu cunhado, Chiang Kai-shek, o Partido Nacionalista governou a China de 1928 até 1949.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.