Terra do Fogo (em espanhol, Tierra del Fuego) é um arquipélago no extremo sul da América do Sul. Cerca de dois terços das ilhas fazem parte do Chile, e o restante fica na Argentina.

O estreito de Magalhães separa as ilhas do continente. A ilha principal, também chamada Terra do Fogo, tem formato triangular e é muito maior que as outras. No meio de seu território existem florestas de faias. As partes sul e oeste são montanhosas. A metade leste dessa ilha forma a província argentina de Terra do Fogo. Ali fica Ushuaia, uma das cidades mais meridionais do mundo.

O nome do estreito de Magalhães homenageia o navegante português Fernão de Magalhães. Com sua frota a serviço da Espanha, ele foi o primeiro a viajar pela região. Foi Magalhães quem escolheu o nome Terra do Fogo, pois, quando ele navegou por ali, em 1520, avistou fogueiras feitas pelos índios ao longo da costa.

As primeiras pessoas a viver nas ilhas foram os índios das tribos ona, iagã e alacalufe. Em 1880, descobriu-se ouro na Terra do Fogo. Foi nessa época que alguns argentinos e chilenos começaram a se mudar para lá. Petróleo foi encontrado na região em 1945. O único campo de petróleo do Chile fica na parte norte da Terra do Fogo. As ilhas também têm empresas de artigos têxteis e eletrônicos, além de madeireiras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.