Unicef é uma palavra formada com letras das palavras United Nations Children’s Fund (nome em inglês do Fundo das Nações Unidas para a Infância). É um programa especial, ou uma agência, da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Nova York. Suas atividades são financiadas por governos de países e por contribuições particulares.

O Unicef foi formado em 1946 para ajudar as crianças dos países arrasados pela Segunda Guerra Mundial. Após 1950, a missão da organização foi ampliada de modo a atender às necessidades de crianças do mundo todo. Em 1965, o Unicef ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

O objetivo do Unicef é melhorar a saúde, a alimentação, a educação e o bem-estar geral das crianças. A organização trabalha para previnir doenças infantis, promovendo, por exemplo, campanhas de imunização. Também ajuda as crianças e suas famílias a ter acesso a água limpa e proporciona alimentos de emergência a crianças em risco de desnutrição ou inanição (extremo enfraquecimento por falta de comida). Outras ações incluem a construção de escolas em áreas pobres e o auxílio a crianças que estejam em áreas devastadas por desastres naturais ou guerras.

O Unicef também defende a Convenção sobre os Direitos da Criança, um documento da ONU aprovado em 1989. A declaração afirma que todas as crianças têm direitos, dentre eles o direito à proteção, ao completo desenvolvimento e à participação em sua cultura e sociedade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.