
A anatomia é o estudo das estruturas que compõem os corpos dos seres vivos. Ela é uma das ciências biológicas.
Os cientistas aprendem sobre as estruturas corporais principalmente ao dissecar cadáveres, separando-os em partes para examiná-los. Eles podem dissecar corpos humanos ou animais, plantas ou outras formas de vida, como bactérias. Os cientistas identificam as estruturas internas e analisam como elas são unidas.
Importância da anatomia
Os cientistas estudam a anatomia para aprender sobre o tamanho, a forma e a posição de diferentes partes do corpo — por exemplo a pele, os músculos, os ossos e os órgãos. O estudo da anatomia humana é importante para a medicina. Os estudantes de medicina aprendem como as partes de um corpo humano saudável interagem e funcionam. Isso os ajuda a tratar os corpos que não estejam funcionando corretamente.
Os cientistas também comparam a anatomia de tipos diferentes de seres vivos. Eles observam as semelhanças e diferenças entre suas estruturas, procurando determinar a relação que existe entre tipos diferentes de seres vivos e como estes se desenvolveram ao longo do tempo.
História
Um médico da Grécia antiga chamado Herófilo é considerado o pai da anatomia. Ele realizou dissecações públicas de corpos humanos por volta do século IV a.C. Mais tarde, outro médico da Grécia antiga, Galeno, escreveu muitos livros sobre a anatomia humana. Durante séculos, seus livros foram uma importante fonte de informações a respeito do assunto na Europa, mas eles continham muitos erros. Muitas das ideias de Galeno não eram baseadas em observações diretas do corpo humano.
A ciência moderna da anatomia começou a ser desenvolvida no século XVI d.C. Em 1543, um médico chamado Andreas Vesalius (ou Vesálio) escreveu o primeiro livro de anatomia detalhado e ilustrado, baseado em fatos observados. Ele realizou dissecações cuidadosas de corpos humanos com o objetivo de estudá-los.
Os primeiros microscópios potentes foram criados no final do século XVII. Esses instrumentos permitem que os cientistas estudem estruturas minúsculas do corpo, como as células e suas partes. À medida que a tecnologia vai se aprimorando, os cientistas conseguem aprender cada vez mais sobre anatomia.