A avelã é o fruto da aveleira, uma planta que pode ter forma de arbusto ou de árvore. Existem espécies nativas da América do Norte, da Europa e da Ásia. As aveleiras são parentes das bétulas. A avelã é considerada uma fruta seca, assim como a amêndoa e a castanha-do-pará, dentre outras.

A aveleira pode ter desde 3 metros até 36 metros de altura. Suas folhas verdes têm as bordas dentadas e são cobertas por pelos finos. Ela é uma planta decídua, ou seja, que perde as folhas no outono.

O florescimento e a polinização da aveleira acontecem no inverno. Flores masculinas e femininas crescem na mesma planta. As flores masculinas são amarelas e formam uma estrutura longa e arredondada chamada amento (também popularmente conhecida como cauda de gato). As flores femininas são bastante pequenas e têm cor vermelha. O vento transporta o pólen das flores masculinas para as femininas.

As avelãs crescem aos cachos. Os frutos, ou nozes, começam a se formar no fim da primavera e amadurecem durante o verão. A noz madura é formada por uma casca dura marrom, dentro da qual há uma semente de cor castanha e formato arredondado. A semente é a parte comestível.

Avelãs são consumidas como lanche ou aperitivo, além de entrarem como ingrediente em pratos doces e salgados. O óleo obtido de algumas espécies também é usado em produtos alimentícios, bem como em perfumes e sabonetes. Os ramos, bastante resistentes e flexíveis, servem para confeccionar cabos de ferramentas e bengalas. Algumas espécies de aveleira são utilizadas como cercas vivas e plantas ornamentais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.