
O búfalo é um animal parente do boi que vive em regiões bastante quentes, na Ásia e na África. Da classe dos mamíferos, o búfalo também é parente próximo do bisão, que vive na América do Norte e na Europa, e do iaque, uma espécie de boi selvagem encontrado no planalto tibetano.
Existem duas espécies principais de búfalos: o búfalo-africano e o búfalo-asiático. O búfalo-africano vive principalmente nas planícies da África e nunca foi domesticado. O búfalo-asiático, também chamado de búfalo-aquático ou búfalo-indiano, é encontrado no sudoeste da Ásia, em pântanos, florestas e pastos próximos a rios ou lagos. Domesticados, os búfalos-asiáticos fornecem carne, leite e couro, sendo usados também no transporte de carga e nas lavouras. Na Ásia, é raro encontrar búfalos selvagens.
Os búfalos são animais de grande porte: medem entre 75 centímetros e 2 metros de altura. Em algumas espécies, os enormes chifres são curvados; em outras, são retos. Todos têm estruturas muito duras semelhantes à unha, chamadas de cascos. A pelagem costuma ser preta, marrom ou cinza.
A maioria dos búfalos selvagens vive em grupos chamados manadas e passa a maior parte do tempo pastando. Para digerir tanta comida, eles a engolem e depois a regurgitam para mastigá-la novamente. Esse processo facilita a digestão. Por causa dessa característica, são chamados de ruminantes.
Os primeiros búfalos-asiáticos chegaram ao Brasil no fim do século XIX, introduzidos inicialmente na ilha de Marajó, onde a criação teve início. Nas décadas de 1960 e 1970, os búfalos passaram a ser criados em várias partes do país, para a obtenção de carne e leite.