O beisebol é um esporte em que duas equipes de nove jogadores competem com o objetivo de marcar mais pontos. Isso acontece quando um atacante consegue percorrer as quatro bases do campo sem ser eliminado.

O beisebol é considerado o passatempo nacional dos Estados Unidos. A cada primavera, milhões de fãs do esporte esperam ansiosos pelo início de uma nova temporada. O beisebol amador é jogado em colégios e faculdades. As crianças mais jovens jogam beisebol no sistema chamado Little League. A cada ano, as duas melhores equipes competem na Little League World Series. O esporte profissional tem trinta equipes, concentradas na Major League Baseball.

O beisebol também é popular em alguns países latino-americanos (como na Venezuela, em Cuba e na República Dominicana) e asiáticos, especialmente no Japão.

Área de jogo e equipamentos

O campo de beisebol é dividido em campo interno e campo externo. Dentro do campo interno há uma área quadrada chamada diamante. O diamante tem quatro bases, uma em cada canto. Uma delas é chamada de base principal. As outras são chamadas de primeira, segunda e terceira bases. A distância entre uma base e outra é de 27,4 metros. O campo externo é a área de grama que fica em torno do campo interno.

No centro do diamante há um montículo. Desse montículo, um jogador chamado arremessador joga a bola em direção à base principal. No beisebol profissional, a distância entre o montículo do arremessador e a base principal é de 18,4 metros.

A bola de beisebol é feita de cortiça e de borracha, e coberta por duas tiras de couro branco que são costuradas juntas. Os batedores rebatem a bola com um taco cilíndrico feito de madeira ou de alumínio. Para pegar a bola, os jogadores usam luvas de couro.

O jogo de beisebol

Em uma partida de beisebol, as duas equipes se revezam no ataque e na defesa. O batedor, que fica na base principal, sempre pertence à equipe que está no ataque. O arremessador sempre pertence à equipe que está na defesa. O time atacante tenta marcar pontos fazendo com que seus jogadores percorram todas as bases. A equipe que está na defesa tenta impedir a atacante de pontuar.

O jogo começa quando o arremessador lança a bola em direção à base principal. O batedor então rapidamente decide se vai tentar acertar a bola com o taco ou não; caso tente acertá-la, ele procura mandá-la para além do alcance dos defensores. A equipe na defesa tenta eliminar o batedor. Quando isso acontece, o jogador eliminado não pode mais rebater.

O arremessador pode eliminar o batedor ao marcar três strikes. Um juiz que fica atrás da base principal determina se o arremesso foi um strike ou um ball. Um strike é marcado quando o batedor não tenta acertar a bola e ela passa pela zona de strike. A zona de strike é uma área retangular imaginária que se estende verticalmente do peito até o joelho do batedor, aproximadamente. Um strike também é marcado quando o batedor tenta acertar a bola, mas erra.

Se a bola passa fora da zona de strike sem que o batedor tenha tentado rebatê-la, o árbitro considera o arremesso um ball. Depois de quatro balls, o batedor pode caminhar para a primeira base. Isso é chamado de walk e representa uma vantagem para o time atacante. O batedor também pode ir para a primeira base se a bola por acaso bater nele.

Se o batedor acerta a bola e ela permanece em campo, ele tenta correr para a primeira base ou até as bases seguintes, em sequência. Os jogadores do time adversário podem eliminar esse batedor de várias maneiras. Por exemplo, eles podem pegar a bola rebatida no ar, antes que ela chegue ao chão. Eles também podem apanhar a bola do chão e jogá-la à primeira base antes que o batedor chegue lá.

Depois que um batedor chega a uma base, ele tenta avançar para as bases seguintes. Isso acontece normalmente quando outros batedores da mesma equipe conseguem jogadas bem-sucedidas. A equipe no ataque marca um ponto toda vez que um de seus batedores consegue percorrer todas as bases e voltar à base principal.

Quando o time que está defendendo consegue eliminar três batedores adversários, é ele quem vai para o ataque. Uma partida de beisebol é dividida em nove tempos, chamados de innings. Um inning é concluído após as duas equipes terem atacado e defendido. Ao fim dos nove innings, o time com mais pontos é quem ganha. Se o jogo está empatado, os times jogam innings extras até que se consiga o desempate.

História

O beisebol surgiu a partir de um jogo inglês chamado rounders, que era praticado pelas crianças inglesas no século XVIII. Esse jogo era bastante semelhante ao beisebol moderno. Tinha equipes de nove membros e um campo em forma de diamante, com bases nos cantos.

Em 1845, Alexander Cartwright organizou o Knickerbocker Base Ball Club, em Nova York. O clube era formado por jogadores amadores (que não são pagos para jogar). Ali foi criado um conjunto de regras que ainda hoje são utilizadas no beisebol.

Em 1869, o Cincinnati Red Stockings começou a pagar os jogadores. Ele é considerado o primeiro time de beisebol profissional. Dois anos mais tarde, foi formada nos Estados Unidos a primeira associação profissional de beisebol, composta por nove times. Em 1876 surgiu a National League. Em 1900, a American League foi fundada para ser rival da National League.

A participação de afro-americanos nessas duas ligas principais foi proibida até a década de 1940. Os afro-americanos jogavam em ligas separadas. Alguns dos jogadores reconhecidos como os melhores de todos os tempos, tais como Josh Gibson, James “Cool Papa” Bell e Buck Leonard (todos afro-americanos), desenvolveram suas carreiras inteiramente fora das ligas principais. Em 1947, Jackie Robinson começou a jogar para o time Brooklyn Dodgers, tornando-se o primeiro afro-americano a participar de uma liga principal. Logo outros o seguiram. As ligas afro-americanas deixaram de existir nos anos 1960.

Atualmente, a National League e a American League estão combinadas na organização chamada Major League Baseball, composta por 30 times profissionais. Desde 1903, os dois melhores times se enfrentam anualmente em uma competição final conhecida como World Series.

As mulheres jogam beisebol desde a década de 1860, porém atualmente não há times profissionais femininos. Na década de 1940, o esporte sofreu uma interrupção, já que muitos jogadores deixaram os Estados Unidos para lutar na Segunda Guerra Mundial. A fim de incentivar o público a continuar comparecendo aos jogos, foi criada nessa época uma liga feminina chamada All-American Girls Professional Baseball League. Ela durou de 1943 a 1954.

O beisebol chegou ao Brasil no início do século XX. Segundo registros, a primeira partida do esporte foi jogada entre imigrantes vindos da América do Norte. Porém, a disseminação do beisebol no país aconteceu de fato após a chegada dos imigrantes japoneses. A organização nacional responsável pelo esporte é a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.