
Bombeiro é o nome dado ao profissional que apaga incêndios. Ele também trabalha para prevenir a ocorrência de incêndios e ensina procedimentos de segurança. O fogo é útil para os humanos, mas também perigoso. Todos os anos, incêndios matam milhares de pessoas e destroem florestas e propriedades. A corporação dedicada à prevenção e ao combate a incêndios é conhecida como corpo de bombeiros.
Para que o fogo queime, é preciso haver combustível, oxigênio e calor. Os bombeiros apagam incêndios eliminando pelo menos um desses três elementos. Para eliminar o combustível de um incêndio florestal, por exemplo, eles removem árvores e arbustos que estejam na rota do fogo. Em um incêndio alimentado por gordura, eles eliminam o oxigênio sufocando a gordura com a espuma do extintor. O calor de um prédio em chamas é reduzido com jorros de água lançados por mangueiras.
O primeiro corpo de bombeiros surgiu na Roma antiga. Hoje, quase todas as cidades de grande e médio porte têm um corpo de bombeiros que atua 24 horas por dia. Voluntários também ajudam as corporações pequenas.
Os bombeiros usam vários tipos de equipamento para combater incêndios. Caminhões carregam bombas de água poderosas e mangueiras longas. Escadas e plataformas de altura regulável são usadas para resgatar pessoas e apagar o fogo em edifícios altos. Carros-pipa levam água a lugares sem hidrantes por perto. Aviões e helicópteros são usados para jogar água ou produtos químicos sobre incêndios em florestas. Muitos corpos de bombeiros também providenciam ambulâncias para vítimas de incêndios.
Nos últimos anos, o número de mortes em incêndios tem diminuído. Hoje, cada vez mais edifícios usam materiais de construção que não queimam facilmente e contam com irrigadores de água automáticos. É importante saber como chamar o corpo de bombeiros, para poder tomar providências imediatas em caso de incêndio. Em um prédio, é também importante conhecer as saídas de emergência e saber como escapar com segurança caso ele pegue fogo.