
A botânica é o ramo da biologia que estuda as plantas. Os cientistas que trabalham no campo da botânica chamam-se botânicos.
A botânica é importante porque as pessoas e os animais dependem em muitos aspectos das plantas, obtendo delas alimento e oxigênio. Também usamos plantas para fazer roupas, materiais de construção, produtos químicos, medicamentos e diversas outras coisas.
Os botânicos costumam se concentrar numa área específica. Alguns descobrem novos tipos de plantas, nomeando-as e classificando-as — ou seja, agrupando-as com plantas semelhantes. Outros botânicos estudam a estrutura e a forma das plantas.
Um grande número de botânicos trabalha como pesquisadores. Alguns deles estudam as doenças das plantas. Outros fazem experiências com elementos químicos contidos nelas. Outros, ainda, tentam desenvolver plantas mais úteis para os seres humanos.
Muitos botânicos estão interessados na preservação da Terra, por isso investigam os efeitos da poluição sobre as plantas. Outros trabalham para proteger espécies raras.
Teofrasto, um pensador grego que viveu entre o final do século IV a.C. e o início do século III a.C., é considerado o fundador da botânica. No século XVIII, o botânico sueco Carl von Linné (ou Lineu, como costuma ser chamado no Brasil) criou um sistema para nomear e classificar as plantas. Cientistas do mundo inteiro usam esse sistema até hoje.