
Os lagartos chamados camaleões são famosos pela capacidade de mudar a cor da pele. Eles vivem na África, na Ásia e na Europa. Os lagartos que costumam ser vendidos em pet shops de alguns países são na verdade anólis, que também mudam de cor, mas não da forma surpreendente com que os camaleões verdadeiros o fazem. Na Amazônia, o iguana às vezes é chamado de camaleão, apesar de pertencer a uma família diferente de lagarto.
Os camaleões costumam viver em árvores. Seus dedos dividem-se em dois grupos, formando um “V”, para ajudá-los a se agarrar aos galhos. Eles não se movem muito bem no solo e por isso permanecem nele o menor tempo possível.
Podem ter de 4 a 60 centímetros de comprimento, mas a maioria mede entre 17 e 25 centímetros.
Os camaleões mudam de cor porque têm sob a pele células especiais, dentro das quais partículas coloridas estão em constante movimento. O camaleão assume a cor das partículas que estão agrupadas no momento. As cores habituais do camaleão são verde, amarelo e marrom-escuro.
Muitas pessoas pensam que o camaleão muda de cor para se camuflar, misturando-se com o entorno, mas isso não é verdade. As mudanças de cor dependem da temperatura, da luminosidade e das emoções que os camaleões estão sentindo, como medo ou fome. Camaleões também usam as mudanças de cor para se comunicarem entre si.
Como a maioria dos lagartos, o camaleão come insetos. Ele usa sua língua longa e grudenta para capturar as presas. Os camaleões maiores alimentam-se também de pequenos pássaros.