Campos (também chamados às vezes de pastagens) é o nome que se dá a grandes espaços abertos que são cobertos quase só de gramíneas. Eles existem em várias partes do mundo. Há campos tropicais perto da linha do equador e campos temperados nas regiões afastadas do equador.

Características

Diversos tipos de gramíneas cobrem os campos. Árvores esparsas às vezes podem ser encontradas. Em geral, o terreno dos campos é plano, porém alguns apresentam colinas baixas. Tempestades de poeira, tornados e incêndios estão entre os perigos que ameaçam essas áreas.

Os campos geralmente são bons lugares para alimentar o gado e também têm solo propício para a agricultura. Trigo, aveia, milho e outras plantações muitas vezes substituem a vegetação natural.

Tipos

Campos tropicais, também chamados de savanas, são encontrados na África, na Índia, no sudeste asiático, no Brasil (o Cerrado) e na Austrália. Com clima severo, as savanas têm temperaturas altas e estações secas e chuvosas.

O clima em campos temperados é menos rigoroso. As pradarias da América do Norte são campos desse tipo, assim como os pampas da Argentina, do Uruguai e do sul do Brasil, o veld do sul da África e as estepes da Ásia central. As imensas pastagens do sudeste da Austrália também são de clima temperado.

Presença animal e humana

Nos campos tropicais geralmente há animais grandes, como zebras, gazelas, leões e cangurus. Cavalos, antílopes, falcões e marmotas estão entre os animais que vivem nos campos temperados.

Antigamente, povos errantes viviam em muitas pastagens pelo mundo. Os mongóis, por exemplo, viviam nas estepes da Ásia central, ao passo que as pradarias da América do Norte eram habitadas por índios.

Transformação

No século XIX, agricultores se instalaram em campos no sul da África, na Austrália e na América. Eles começaram a transformar essas áreas em terras agrícolas. Na América do Norte, as pradarias originalmente se estendiam pelo meio do continente, do Canadá até o Texas. Hoje, a maior parte delas é ocupada pela agricultura. Os campos australianos e os pampas sul-americanos também foram tomados por cultivos agrícolas e pastos. Os campos e as pastagens também desapareceram devido à expansão de cidades.

Restam ainda, porém, muitos campos. O veld ainda reveste grandes áreas no sul da África. Estepes se estendem por 8.000 quilômetros do leste europeu até o leste da China. A maioria desses campos continua intocada e pouco povoada.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.