Um carpinteiro é alguém que constrói e conserta objetos de madeira. Desde tempos muito antigos a madeira é utilizada para produzir utensílios variados. Hoje em dia, quem fabrica itens como móveis, objetos de decoração, brinquedos e instrumentos musicais de madeira é conhecido como marceneiro.

Carpinteiros trabalham com estruturas maiores, construindo partes de edifícios como vigas, escadas e caixilhos de portas. Seu trabalho também pode incluir a instalação de armários de cozinha, bancadas e acabamentos como rodapés e guarnições. Carpinteiros usam diversas ferramentas elétricas, mas também muitas outras que são manuais, tais como serras, martelos, alicates, lixas para alisar madeira e um instrumento chamado nível, que serve para conferir se uma linha está reta.

O trabalho dos carpinteiros foi se transformando ao longo dos anos. Antigamente, quase todas as estruturas eram feitas inteiramente de madeira. Hoje em dia, aço e concreto são amplamente usados nas construções, mas carpinteiros continuam a ser indispensáveis. São eles que constroem as molduras necessárias para a estruturação de edifícios e de pisos de concreto. Além disso, eles dominam muitos aspectos da construção que vão além da madeira. Alguns instalam isolamento térmico, montam paredes pré-fabricadas ou instalam pisos de cerâmica.

Para se tornar um bom carpinteiro, é preciso acumular experiência. Algumas escolas técnicas oferecem cursos de carpintaria, mas, além de estudar a teoria, a maioria dos alunos atua como aprendiz. Um aprendiz é um estudante que trabalha ao lado de um profissional para adquirir experiência e treinamento prático. Durante esse período, os alunos descobrem como usar as diversas ferramentas necessárias para a execução de tarefas. Além disso, ampliam seus conhecimentos matemáticos e aprendem medidas de segurança.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.