As condições meteorológicas encontradas em um lugar ao longo de um grande período de tempo recebem o nome de clima. O clima de uma região determina que tipos de plantas podem crescer e que animais conseguem sobreviver ali. As informações sobre o clima ajudam as pessoas a decidir quais plantas cultivar, a se preparar para desastres naturais e até a escolher a melhor época de tirar férias.

Estudo dos climas

O estudo dos climas é chamado de climatologia. Os cientistas usam muitas ferramentas para ajudá-los em seus estudos. Eles montam estações meteorológicas para medir chuvas, temperaturas e a velocidade dos ventos. Também enviam balões meteorológicos com instrumentos especiais para a atmosfera. Os satélites meteorológicos transmitem informações para os cientistas que estão em terra.

O que afeta o clima

O clima é influenciado, dentre outras coisas, pelo Sol, pelos oceanos, pelos ventos, pelo relevo, pelas nuvens e pelas atividades humanas.

A luz do Sol influencia o clima ao aquecer a Terra de maneira desigual. As regiões mais próximas ao equador recebem luz solar intensa o ano todo, portanto são quentes. As regiões distantes do equador recebem menos luz solar, por isso são mais frias.

Os oceanos também afetam o clima. As regiões perto do mar normalmente têm clima mais ameno do que as que ficam no interior dos continentes. Os oceanos aquecem a terra no inverno e a resfriam no verão. Isso acontece porque a água esquenta e esfria mais devagar do que o solo.

Os ventos afetam o clima ao empurrar o ar quente ou frio de um lugar para outro. Eles também trazem diferentes quantidades de umidade.

O relevo de uma região também afeta o clima. Por exemplo, cadeias de montanhas podem bloquear o ar frio. Lugares que ficam em maiores altitudes normalmente são mais frios do que outros em altitudes menores.

As nuvens afetam o clima bloqueando a quantidade de calor vinda do Sol durante o dia. À noite, elas evitam que o calor volte para o espaço.

As atividades humanas também afetam o clima. Quando as pessoas usam gasolina para abastecer os automóveis ou carvão para aquecer as casas, esses combustíveis soltam no ar certos gases que prendem o calor na Terra. Alguns cientistas notaram que a Terra está ficando mais quente aos poucos e que isso pode estar acontecendo por causa do excesso desses gases no ar. Esse processo é chamado de aquecimento global.

Tipos de clima

Dois lugares nunca têm exatamente o mesmo clima. Mesmo assim, há muitos climas parecidos entre si. Os climas tropical, subtropical, temperado, polar e de montanha são alguns exemplos de climas genéricos.

Os lugares de clima tropical são quentes o ano todo e não têm inverno. Eles ficam perto do equador. Alguns climas tropicais são caracterizados por muita chuva. Outros são secos.

Os climas subtropicais são encontrados em regiões ao norte e ao sul daquelas de clima tropical. Nessas áreas, a variação de temperatura é maior. Os climas subtropicais também podem ser úmidos ou secos.

Os climas temperados ocorrem principalmente ao norte do equador. Nesse tipo de clima, o ar frio do norte se junta ao ar tropical quente do sul. Essa mistura costuma provocar chuva e neve. Os climas temperados normalmente têm verões quentes e invernos frios.

O clima polar é muito frio. É comum que a neve e o gelo cubram o solo das regiões polares. Algumas áreas têm uma camada permanente de gelo, chamada permafrost, por baixo da terra.

Nos climas de montanha, há uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. As regiões caracterizadas por esses climas costumam ser mais frias e úmidas que as áreas de menor altitude em seu entorno.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.