O cloro é um elemento químico que tem um cheiro forte bastante característico. É venenoso para os seres humanos, mas, em pequenas quantidades, serve para purificar a água que bebemos e também aquela utilizada em piscinas. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos. O símbolo de cloro é Cl.

O cloro é um gás amarelo-esverdeado, mais pesado que o ar. Geralmente é encontrado em compostos, isto é, ligado a outros elementos, mas também pode ser encontrado em estado puro em gases provenientes de vulcões. O composto de cloro mais comum é o cloreto de sódio, ou seja, o sal. Os sucos gástricos (aqueles presentes no estômago) contêm ácido clorídrico, um composto de cloro e hidrogênio. Os cientistas podem separar o cloro de outros elementos para obter o gás puro e podem também obter uma forma líquida desse elemento.

Irritante para os olhos e para as vias respiratórias, o cloro foi o primeiro gás usado como arma química, durante a Primeira Guerra Mundial. Seus compostos, porém, são muito úteis no dia a dia. Compostos de cloro são encontrados em alvejantes, tanto de uso doméstico quanto industrial (em fábricas de papel e de produtos têxteis). Além disso, são utilizados para produzir tintas, fósforos e fogos de artifício. O cloro é adicionado à água para matar germes que podem provocar doenças caso as pessoas bebam água contaminada ou nadem nela. O cloreto de hidrogênio, quando dissolvido em água, forma ácido clorídrico, utilizado na fabricação de alimentos, metais, plásticos e muitos outros produtos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.