Geralmente, as pessoas confundem o coelho com a lebre porque eles se parecem muito. Coelhos e lebres são mamíferos de orelhas compridas. Existem cerca de 28 espécies de coelhos e por volta de trinta tipos de lebres. Eles pertencem à mesma família de animais, a dos leporídeos.

Onde vivem os coelhos e as lebres

As diferentes espécies de coelhos e de lebres vivem em diversos ambientes por todo o mundo. Alguns tipos abrigam-se perto de arbustos. Outros podem ser encontrados em locais montanhosos, em planícies, em pântanos e até no gelado Ártico.

Características físicas

Tanto coelhos como lebres possuem orelhas compridas. Eles também têm olhos grandes, dentes fortes e olfato sensível. O lábio superior é dividido em dois.

Em geral, as lebres são maiores e mais pesadas que os coelhos. Elas medem de 20 a 50 centímetros de comprimento. Normalmente, as lebres têm orelhas mais compridas e patas traseiras maiores que as dos coelhos.

O pelo de lebres e coelhos é em geral marrom ou acinzentado. Muitas lebres costumam ficar brancas durante o inverno. A pelagem dos coelhos, porém, é da mesma cor durante o ano todo.

Comportamento

Muitas espécies de lebres e de coelhos vivem sós. Algumas vivem em grupos em tocas subterrâneas chamadas coelheiras. Os coelhos e as lebres alimentam-se de vegetais e podem causar danos a plantações.

Aves de rapina, mamíferos e répteis são seus predadores naturais. Os coelhos e as lebres usam sua habilidade de correr e de saltar para escapar deles.

Reprodução

As fêmeas de lebre podem ter duas ou três ninhadas por ano. A cada vez nascem entre um e sete filhotes. Os recém-nascidos abrem os olhos e conseguem saltar poucos minutos após o nascimento.

As fêmeas de coelho também têm várias ninhadas ao ano; em cada uma delas nascem de cinco a oito filhotes. Os recém-nascidos são cegos e indefesos e ficam com a mãe por cerca de três semanas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.