O coentro é uma erva usada como tempero. Ele pertence à família da cenoura, e seu nome científico é Coriandrum sativum.

Os primeiros registros do uso do coentro datam do ano 5000 a.C. A erva é nativa das regiões do Mediterrâneo e do Oriente Médio, mas é cultivada também na Europa, na África e nas Américas.

A planta do coentro tem talo fino e oco. As folhas são verde-escuras, bastante semelhantes às da salsa. As flores são pequenas, de cor rosa ou branca, e as sementes são marrom-amareladas.

As folhas (frescas ou secas) e as sementes (inteiras ou moídas) são as partes da planta comumente empregadas como tempero. Ambas entram como ingrediente em uma infinidade de caldos, ensopados, refogados, saladas e molhos. As sementes podem ser usadas também no preparo de pães e para aromatizar bebidas, como licores e cervejas. O coentro é utilizado em várias partes do mundo, sendo comum em pratos do México, do Vietnã, da China, da Índia, do Marrocos e da Tailândia, dentre outros países. No Brasil, é utilizado principalmente na culinária do Norte e do Nordeste, sobretudo em pratos com frutos do mar, como a moqueca, e com carne seca.

O coentro é fonte das vitaminas K, C e A, bem como de potássio e manganês. Ele também contém antioxidantes (substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento das células do corpo).

O gosto do coentro costuma ser descrito como uma combinação de limão e sálvia, porém nem todos apreciam seu sabor. Para algumas pessoas, o coentro tem gosto de sabão. Cientistas descobriram que isso é causado por uma variação em certos genes ligados ao olfato.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.