
O dendê é o fruto do dendezeiro. Quase tudo nessa árvore pode ser utilizado para as mais diversas finalidades, mas o produto mais famoso é o óleo de dendê.
O dendezeiro é bastante parecido com um coqueiro porque é da família das palmeiras. Também é chamado de coqueiro-de-dendê. Trazido ao Brasil por escravos africanos por volta do século XVI, ele é cultivado principalmente na Bahia, no Amazonas e no Pará. Alcança entre 15 e 30 metros de altura e começa a dar frutos a partir do quarto ano depois do plantio, sua produção começando a cair quando ele chega aos sessenta anos.
Da árvore aproveitam-se as folhas, que podem ser trançadas e virar cestos de vime, por exemplo; do caule, é extraído um palmito comestível; e do fruto, o dendê, extrai-se um óleo de gosto adocicado que é bastante utilizado na culinária afro-brasileira. Entre os pratos preparados com ele estão o caruru, o vatapá, o acarajé e o bobó de camarão.
Além disso, o azeite de dendê pode substituir o óleo diesel. O óleo que se extrai da semente do dendê pode ser usado na fabricação de margarina, chocolate, sabão, graxa, lubrificantes, remédios e cosméticos.