Uma droga é uma substância que modifica o funcionamento do corpo de uma pessoa. As drogas medicinais, que conhecemos como remédios ou medicamentos, podem aliviar os sintomas de enfermidades e combater doenças. Algumas pessoas também usam certos tipos de drogas para finalidades que não são medicinais.

Como funcionam as drogas

Algumas drogas atuam mudando o comportamento das células do corpo. Por exemplo: uma substância química presente no corpo, chamada histamina, provoca os sintomas de alergias. Para aliviar esses sintomas, drogas chamadas anti-histamínicos se unem às células para bloquear a histamina.

Outras drogas atacam organismos vivos que invadem o corpo — por exemplo, bactérias e parasitas. Existem drogas que podem matar esses organismos, impedindo-os de se reproduzir ou bloqueando seus efeitos.

Drogas medicinais

As pessoas podem obter medicamentos direto com os médicos, porém é mais comum comprá-los nas farmácias. Alguns medicamentos só podem ser vendidos pelas farmácias se o comprador apresentar a receita, ou seja, o pedido feito pelo médico. Alguns medicamentos podem ser comprados sem receita médica — por exemplo, aspirinas e xarope para aliviar a tosse.

Para que as drogas medicinais possam ser vendidas, os laboratórios que as fabricam precisam comprovar que elas são seguras para consumo e que funcionam. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa todas as drogas antes que possam ser vendidas no país. Nos Estados Unidos, quem faz isso é a Administração de Alimentos e Drogas (ou FDA, abreviatura do nome inglês).

Drogas ilegais e abuso de drogas

Muitos governos proíbem o consumo de determinadas drogas, como maconha, cocaína, LSD, heroína e ecstasy. Diversas pessoas utilizam drogas ilegais para se divertir, mas ignoram seus efeitos colaterais nocivos. Elas podem se tornar dependentes das drogas, ou seja, não conseguir mais parar de consumi-las. O vício pode levá-las a adoecer ou até morrer. Algumas drogas legais, como os remédios para dormir, também podem viciar e provocar outros problemas de saúde.

O consumo perigoso de drogas ilegais é chamado de abuso de drogas. As pessoas também podem consumir drogas legais de maneira abusiva. Elas podem, por exemplo, tomar medicamentos quando não estão realmente doentes, ou consumir remédios em excesso.

História

Ao longo da história, quase todas as sociedades já usaram drogas para fins medicinais e em rituais. Os povos antigos fabricavam drogas a partir de plantas, animais e minerais que encontravam na natureza. Com o tempo, cientistas aprenderam a extrair substâncias químicas diferentes desses materiais naturais. Eles estudaram os efeitos dessas substâncias sobre o corpo e viram quais doenças podiam ser tratadas com determinadas substâncias. A partir dessas substâncias químicas, foram criadas as drogas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.