Educação é o processo formativo que se desenvolve em diversos ambientes, como a vida familiar, as instituições de ensino, o trabalho e as manifestações culturais. A educação escolar se desenvolve, principalmente, por meio do ensino formal em instituições próprias, como os colégios. Pode também acontecer em casa ou com professores particulares; nesse caso, é chamada de educação informal. (Pelas leis do Brasil, no entanto, a educação informal não substitui a instrução na escola.)

Educação formal

Os níveis de educação formal variam conforme os países. No Brasil, a educação escolar é composta pela educação básica — que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio — e pela educação superior, ou universitária. Pela lei brasileira, a partir do dia em que uma criança completa 4 anos de idade, ela tem direito a uma vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência. Porém, a obrigação de ir à escola começa só aos 6 anos. A partir daí, é dever dos pais providenciar a matrícula dos filhos no ensino fundamental. Depende da escolha dos pais — e, muitas vezes, de sua condição econômica — matricular os filhos em uma escola pública (gratuita) ou particular (paga).

O ensino fundamental abrange nove anos de estudo. Em seguida, vem o ensino médio, com mais três anos. O ensino médio pode ter o caráter de formação técnica, ou seja, o aluno aprende a exercer uma profissão específica. Concluído o ensino médio, muitos estudantes prosseguem fazendo cursos profissionalizantes ou vão para cursos universitários, em faculdades estaduais e federais (gratuitas) ou particulares (pagas).

A educação na idade adulta é buscada por muitas pessoas, em alguns casos para concluir o ensino básico, ou então como forma de aperfeiçoar conhecimentos e obter melhores chances no mercado de trabalho. Os cursos para educação de adultos podem ser presenciais (que exigem a presença do aluno na sala de aula) ou à distância (acessados pela internet ou por meio de material recebido pelo correio).

História

Antigamente, as crianças eram educadas diretamente pelos pais e outros adultos, em casa. Elas aprendiam, sobretudo, habilidades importantes para a sobrevivência. Os adultos transmitiam esses conhecimentos por meio da linguagem oral. Com a conquista da escrita pelos povos de diferentes culturas, a transmissão do conhecimento foi ganhando outras formas. Foram criadas as escolas, onde se ensinava leitura, aritmética e outras matérias.

A maioria das primeiras escolas era apenas para meninos de famílias ricas e poderosas. A finalidade de muitas delas era dar formação religiosa, pois em diversas culturas os líderes religiosos ocupavam o nível mais alto da sociedade. Outras escolas, por sua vez, valorizavam o treinamento militar. Alguns jovens frequentavam escolas especiais para aprender a arte de discursar em público, com o objetivo de tornar-se futuros líderes. A maioria das meninas recebia educação apenas em casa e aprendia a cozinhar e a costurar, além de outras habilidades úteis.

Com o decorrer do tempo, a educação passou a ser acessível a mais pessoas, não só aos ricos e poderosos. Os governos de alguns países criaram sistemas públicos de educação no século XIX, e mais escolas passaram a aceitar meninas.

No século XX, a educação formal passou a utilizar notas e provas como medidas de avaliação. Como a educação ganhou importância para a sociedade, surgiram faculdades para formar professores. Os requisitos para se tornar professor ficaram mais rígidos, e a profissão ganhou mais respeito.

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