Uma escola, também chamada de colégio, é um lugar aonde as crianças vão para estudar. Existem escolas no mundo todo. Elas podem ser muito diferentes umas das outras, mas todas têm o mesmo objetivo — educar os alunos.

Níveis de ensino

O ensino é dividido em níveis. Os nomes desses níveis variam de país para país, mas normalmente seguem um padrão de idade parecido.

No Brasil, o ensino é dividido em Educação Básica e Educação Superior. A Educação Básica abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. As crianças frequentam a escola durante o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O Ensino Fundamental vai dos 6 aos 14 anos, e o Ensino Médio, dos 15 aos 17 anos. A Educação Infantil corresponde ao período pré-escolar e acontece em locais conhecidos como creches ou pré-escolas. O Ensino Superior diz respeito ao nível universitário e acontece em faculdades e universidades, após a conclusão do Ensino Médio.

Sistemas educacionais

A estrutura do sistema educacional varia conforme o país. Na França e na China, por exemplo, as escolas são administradas pelo governo nacional. Em outros países, como os Estados Unidos e o Canadá, elas são administradas pelo governo local (do estado e da província, respectivamente). Nas escolas públicas do Brasil, o Ensino Fundamental é responsabilidade dos estados e dos municípios; o Ensino Médio é responsabilidade dos estados. Em qualquer país, as escolas operadas pelo governo geralmente são gratuitas.

Também existem escolas que são administradas por grupos religiosos ou por outras organizações privadas. Para estudar em uma dessas instituições, é preciso pagar. No Brasil, o dinheiro pago mensalmente a uma escola é conhecido como mensalidade.

Algumas crianças não frequentam a escola. Elas são educadas em casa pela mãe, pelo pai ou por outro adulto (muitas vezes um professor particular). O Brasil, entretanto, exige que as crianças vão à escola. A matrícula é obrigatória por lei já na pré-escola, a partir dos 4 anos de idade.

Muitos países, especialmente na África, foram colônias até a metade do século XX. Depois de obterem a independência, esses lugares geralmente mantiveram o sistema escolar instalado pelos colonizadores. No entanto, devido às dificuldades financeiras que muitos desses países enfrentam, suas escolas não são tão desenvolvidas quanto as de nações mais ricas.

Salas de aula

Uma escola pode ter apenas uma sala de aula ou dezenas delas. Independentemente disso, a estrutura das aulas costuma ser semelhante. O professor explica o conteúdo aos alunos. Os alunos prestam atenção no professor e realizam as atividades que ele determina. Também é comum pedir aos estudantes que façam trabalhos e testes. Assim o professor avalia se seus alunos estão aprendendo bem o conteúdo.

A aparência e os recursos de uma sala de aula variam de acordo com a quantidade de dinheiro que a escola tem a seu dispor. Se a escola é pobre, muitas vezes não é possível fornecer livros e material escolar para cada aluno. As turmas podem ser muito grandes, com dezenas de estudantes em uma sala só. Algumas escolas não têm prédio; nesse caso, as crianças assistem às aulas ao ar livre.

Escolas que têm bastante dinheiro podem oferecer oportunidades melhores a seus professores e alunos. Elas contam com muitas salas de aula, normalmente equipadas com computadores e outras tecnologias avançadas. Recursos desse tipo auxiliam no aprendizado dos estudantes e possibilitam aos professores utilizar diferentes abordagens para ensinar determinado conteúdo; assim, eles conseguem ajudar seus alunos a alcançar os melhores resultados. Além disso, essas escolas costumam oferecer aulas de música, programas esportivos e laboratórios de ciências bem equipados, dentre outros benefícios.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.