A fotografia é uma imagem, em preto e branco ou em cores, obtida através de uma câmera fotográfica e registrada em um filme ou em outro material.

Utilização

A fotografia é uma forma de comunicação útil. Os fotógrafos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos e eventos que as palavras, muitas vezes, não poderiam descrever.

Desde o século XIX, jornais e revistas estampam fotografias de pessoas e eventos importantes. Os anunciantes e as agências de propaganda usam fotografias para promover seus produtos. Cientistas, médicos e delegacias de polícia as utilizam para registrar informações importantes.

Além de ser um registro, a fotografia é uma forma de arte — muitos museus e galerias apresentam fotos criadas por artistas. Além disso, é um hobby popular. As pessoas costumam fotografar suas viagens, festas, aniversários, casamentos, nascimento de filhos e reuniões com amigos e familiares.

Como fotografar

As câmeras usadas pelos fotógrafos podem ser as tradicionais, que registram as imagens em filme, ou as digitais, que usam chips de computador.

O filme é um material fino e transparente, com um revestimento especial que sofre reações químicas quando exposto à luz que entra na máquina fotográfica. Essa reação cria uma imagem. A seguir, o fotógrafo tira o filme da câmera e, com o auxílio de produtos químicos, revela a imagem registrada na película. Esse processo, chamado revelação, dá origem a um negativo. No filme negativo, as partes escuras da imagem aparecem claras, e vice-versa. Depois, é preciso projetar uma luz através do negativo sobre um papel fotográfico, para se obter a cópia da foto em papel. Com um só negativo de uma fotografia é possível fazer muitas cópias dela.

Com os avanços tecnológicos na primeira década do século XXI, foram desenvolvidos novos aparelhos para tirar fotografias, como o tablet e o smartphone. Também apareceram novos aplicativos que ajudam a tirar e editar fotografias digitais de alta qualidade.

As câmeras digitais e as de celular não usam filme. Elas transformam as imagens em sinais elétricos que são armazenados em microchips, de onde podem ser transferidas para o computador. Se o computador estiver conectado a uma impressora, as fotos podem ser impressas em casa ou levadas a um laboratório e copiadas em papel fotográfico.

Existem dispositivos nas máquinas fotográficas que permitem controlar a criação da imagem. O obturador controla a quantidade de luz que entra, permitindo ao fotógrafo criar alguns efeitos. A objetiva, que foca os feixes de luz, também pode variar. Uma objetiva especial, chamada grande angular, tem um ângulo visual maior do que a objetiva normal, enquanto a teleobjetiva permite aproximar objetos distantes.

História

O francês Louis Daguerre fez uma das primeiras fotografias em 1837, registrando, com sua câmera, imagens sobre placas metálicas chamadas daguerreótipos. O principal problema era que essas placas não permitiam que fossem feitas cópias da imagem original.

Poucos anos depois, o cientista britânico William Henry Fox Talbot inventou a imagem em negativo, que permitia a impressão de várias cópias em papel. Esse é o método usado até hoje.

As primeiras fotografias eram difíceis de tirar, porque as câmeras eram grandes, pesadas e registravam as imagens em placas rígidas, não em filmes. No fim do século XIX, o inventor George Eastman criou o filme flexível e uma câmera pequena e simples, tornando a fotografia mais acessível.

Até 1907, quando foi criado o filme colorido, todas as fotos eram em preto e branco. O filme preto e branco instantâneo surgiu em 1947 e era usado em uma máquina fotográfica especial, chamada Polaroid. A imagem era revelada em poucos minutos, assim que o filme era retirado da câmera. Em 1963 surgiu o filme Polaroid colorido. As câmeras digitais só foram criadas na década de 1990.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.