A geada é uma camada fina de gelo que se forma sobre superfícies ao ar livre nas noites muito frias, normalmente no outono e no inverno. Durante essas estações, muitas vezes é possível vê-la pela manhã cobrindo gramados, telhados e automóveis.

A formação da geada acontece quando a temperatura do ar atinge o ponto de congelamento, ou seja, 0°C. A essa temperatura, o vapor de água presente no ar passa para a fase sólida sem se tornar líquido primeiro, formando cristais de gelo. A geada também pode surgir a partir do estado líquido da água, quando o orvalho congela. É importante notar, portanto, que a geada não é um tipo de precipitação; ao contrário do que acontece com a chuva e a neve, ela não cai das nuvens, e sim se forma junto ao solo.

A geada muitas vezes cria paisagens bonitas. Para os agricultores, porém, ela pode trazer prejuízo. Hortaliças cobertas por geada podem congelar e morrer. A chamada geada negra é ainda mais prejudicial. Quando a temperatura cai abaixo de zero, a água dentro das plantas congela. Como a água se expande ao se tornar gelo, esse tipo de geada arrebenta as células vegetais e mata a planta. Se, em seguida, a planta degela, normalmente fica com uma cor preta (por isso o nome da geada). Se o frio é muito intenso, a geada negra penetra no solo, prejudicando também culturas que crescem embaixo da terra, como a batata e o rabanete.

Fazendeiros tentam planejar seus plantios de modo a escapar da estação de geada. O café e as frutas cítricas são alguns dos cultivos especialmente sensíveis a esse fenômeno. Muitos produtores tomam medidas para proteger as plantações, como o uso de aquecedores nos pomares.

No Brasil, a geada é relativamente comum no inverno das regiões Sul e Sudeste. Ela também ocorre em algumas áreas mais elevadas da região Centro-Oeste.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.