O gelo é a substância sólida que resulta do congelamento da água. Ele é composto por cristais que podem ter formatos variados. A água vira gelo tanto a partir do estado líquido quanto do gasoso (vapor de água). Isso acontece quando ela atinge uma temperatura igual ou inferior a 0°C. Esse é o ponto de congelamento, ou de solidificação, da água.

Quando o vapor de água chega ao ponto de congelamento, ele pode se transformar em geada, se estiver no solo, ou em neve, se estiver em uma nuvem. Já a água líquida dá origem ao gelo que encontramos em rios e oceanos, bem como àquele produzido no freezer de muitos lares; o granizo também é uma forma de gelo que provém da água líquida.

O gelo tem várias aplicações no dia a dia. Ele é usado, por exemplo, para resfriar bebidas e conservar alimentos. Também é essencial para a prática de alguns esportes, como curling, bobsled e certas modalidades de patinação e hóquei.

Na Terra, o gelo ocorre de diversas formas. Mantos de gelo cobrem quase todo o território da Antártica e da Groenlândia durante o ano todo. Certas partes do Ártico apresentam um solo permanentemente congelado conhecido como permafrost. No oceano das regiões polares, icebergs se formam quando enormes massas de gelo se desprendem das geleiras. O congelamento do oceano nessas regiões resulta na formação de placas de gelo sobre a água. Em outras partes do planeta, a água de rios e lagos muitas vezes também congela durante os meses de inverno.

A diminuição do gelo nas regiões polares devido ao aquecimento global é motivo de preocupação para os cientistas. O contínuo derretimento das geleiras pode contribuir para um aumento perigoso do nível dos oceanos, além de afetar o ecossistema das regiões ártica e antártica.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.