Embora pareçam peixes grandes, os golfinhos são mamíferos que pertencem a um grupo grande de animais chamados cetáceos (o mesmo das baleias). Golfinhos são também chamados popularmente de botos, mas geralmente são maiores e têm focinho mais longo e bicudo que os botos.

As mais de 35 espécies de golfinho se dividem em dois grupos: os golfinhos de água salgada e os golfinhos de água doce. As espécies mais disseminadas são o golfinho comum e o golfinho-nariz-de-garrafa. Golfinhos de rio, ou seja, que preferem água doce, vivem apenas na América do Sul e na Ásia.

A maioria dos golfinhos tem de 2 a 3 metros de comprimento, mas algumas espécies podem medir até 4 metros. Sua pele é lisa e flexível. Em geral, sua cor é uma mistura de preto, branco e cinza. Eles têm duas nadadeiras, ou barbatanas, uma de cada lado do corpo, além de uma barbatana triangular no dorso. O golfinho precisa vir à superfície para respirar. Ele respira através do espiráculo, uma narina que fica no alto da cabeça.

Os golfinhos são famosos pela inteligência e pelo gosto por brincadeiras. Eles vivem em cardumes de até duzentos indivíduos e usam sons para se comunicar.

Cerca de dez a doze meses após o acasalamento, a fêmea tem um só filhote. A mãe empurra o recém-nascido até a superfície da água para que ele possa respirar pela primeira vez. Alguns tipos de golfinho podem viver até trinta anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.