O granito é a rocha ígnea mais comum na crosta da Terra. Ele é composto por diversos minerais, dentre eles o quartzo, o feldspato e a mica.

Essa rocha é normalmente encontrada em cadeias de montanhas, mas também pode ocorrer em locais planos. Nesse caso, geralmente se trata de áreas que eram montanhosas no passado, mas foram desgastadas pela erosão.

O granito surgiu muito tempo atrás e foi formado ao longo de todas as eras geológicas. Ele é uma rocha intrusiva, ou seja, que se forma quando o magma esfria e endurece abaixo da superfície da Terra.

A cor do granito depende da variedade e da quantidade dos minerais que o formam. O cinza é a cor predominante. Quanto mais minerais escuros o granito tiver, mais escuro será seu tom de cinza. Diferentes tipos de feldspato podem lhe dar um matiz azul, verde ou rosa.

Uma das propriedades do granito é o fato de ser muito duro. Devido a essa dureza, é relativamente difícil de ser trabalhado. Ele é usado principalmente em obras como a pavimentação de calçadas e meios-fios, ou na construção de monumentos. Tampos de pia e balcões de granito também são encontrados em muitos lares.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.