O hóquei no gelo é um esporte de equipe muito veloz. Ele é jogado sobre uma superfície de gelo chamada pista, ou rinque. Os atletas calçam patins que lhes permitem deslizar habilmente. Dois times de seis jogadores usam tacos para tentar controlar um disco pequeno de borracha e marcar o maior número de pontos, ou gols. Os times ganham um ponto quando conseguem mandar o disco para dentro do gol adversário. O hóquei no gelo é um esporte violento, com muito contato físico entre os jogadores.

Pista e equipamentos

A pista de hóquei é retangular e tem cantos arredondados. A pista internacional mede 61 metros de comprimento por 30 metros de largura. No Canadá e nos Estados Unidos o hóquei profissional é jogado em pistas mais estreitas.

Duas linhas azuis dividem a pista em três partes; entre essas duas linhas, fica a linha central vermelha. Em cada extremidade da pista há a linha vermelha do gol. O gol mede 1,20 metro de altura por 1,80 metro de largura. A superfície de gelo também tem marcas para o face-off. O face-off é usado para começar a partida ou recomeçá-la quando ela é interrompida.

O taco de hóquei é a principal ferramenta do jogador. Ele pode ser feito de diversos materiais, como madeira ou alumínio. O taco consiste em um bastão comprido com uma superfície plana, chamada lâmina, em uma das extremidades. O jogador usa a lâmina para acertar o disco, que mede 7,6 centímetros de diâmetro e 2,5 centímetros de espessura.

Os jogadores usam protetores como ombreiras, joelheiras, caneleiras, luvas e capacete. O goleiro usa proteção extra e luvas especiais. Todos têm equipamentos protetores para o rosto. Os patins e as roupas são criados especialmente para o hóquei.

O jogo

A partida de hóquei é dividida em três tempos de vinte minutos cada, com dois intervalos de quinze minutos. O jogo começa no centro da pista com o face-off. O juiz lança o disco entre dois jogadores adversários, e estes usam os tacos para tentar dominar o disco.

Os jogadores devem movimentar o disco usando apenas os tacos para conduzi-lo ou fazer passes. Eles procuram passar o disco para o jogador que estiver em melhores condições de acertar o gol do oponente.

O time que não está com o disco tenta obtê-lo. Os jogadores procuram tomar posse dele interceptando passes e bloqueando tacadas. Muitas vezes conseguem tirar o disco do adversário com um esbarrão, chamado check, mas alguns tipos de contato corporal são proibidos. Por exemplo, um jogador não pode esbarrar no outro aproximando-se por trás.

Os jogadores do time de hóquei têm diferentes posições, ou funções. Em geral há um goleiro, dois jogadores na defesa e três no ataque. O goleiro tenta manter o disco longe do gol. O principal trabalho da defesa é auxiliar o goleiro, e os atacantes tentam marcar os gols.

História

O hóquei no gelo foi desenvolvido no Canadá a partir de jogos com tacos e bola. O primeiro registro do uso de um disco no lugar da bola é de 1860. Em 1875, estudantes da Universidade McGill, em Montreal (na província de Quebec), jogaram a primeira partida de hóquei em pista coberta de que se tem notícia.

A Federação Internacional de Hóquei no Gelo foi criada na Europa em 1908. O esporte estreou nas Olimpíadas em 1920, para os homens, e em 1998, para as mulheres.

Na América do Norte, a Liga Nacional de Hóquei (National Hockey League, NHL) surgiu em 1917, reunindo times profissionais dos Estados Unidos e do Canadá. Ao final de cada temporada da NHL, o time campeão recebe a Taça Stanley.

No Brasil, o esporte é regulado pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). A organização promove o campeonato brasileiro, além de várias competições estaduais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.