O iogurte é um alimento obtido a partir da fermentação do leite. Geralmente se usa o leite de vaca, mas o iogurte também pode ser feito com leite de outros animais, como ovelhas, cabras, camelos e búfalos. Assim como o leite, o iogurte é fonte de proteínas, cálcio e fósforo.

Em sua forma natural, o iogurte tem cor branca e sabor levemente azedo. Sua cor e seu sabor podem mudar quando são acrescentados polpa de frutas, mel, chocolate, açúcar ou outros adoçantes.

Para que o iogurte se forme, o leite precisa coalhar. Nas fábricas de laticínios, a produção começa quando o leite é agitado dentro de cubas (grandes recipientes industriais). Isso faz com que a gordura presente nele seja bem distribuída. Em seguida, acontece a pasteurização, um processo que usa altas temperaturas para eliminar micro-organismos nocivos. Depois que o leite esfria até aproximadamente 45oC, são adicionadas bactérias e leveduras que estimulam a fermentação. O leite então descansa por várias horas, para que a fermentação se complete. Ao longo desse tempo, a lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico. É esse ácido que faz o leite coalhar e se transformar em iogurte. Ao fim desse processo, o iogurte é misturado a frutas e adoçantes, se desejado, e depois embalado para venda.

O iogurte geralmente é consumido puro ou com frutas e cereais matinais. Também existe o sorvete de iogurte, conhecido no Brasil pelo nome em inglês, frozen yogurt. Em algumas culinárias, como a indiana, a grega e a turca, o iogurte entra no preparo de pratos salgados tradicionais e é muitas vezes servido como acompanhamento.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.