O jazz é um estilo de música que se originou entre os afro-americanos, nos Estados Unidos. Hoje, é muito popular no mundo todo.

Características

Há muitas maneiras de tocar jazz, mas a maioria das músicas é, pelo menos em parte, improvisada. Isso significa que o músico compõe (ou seja, cria) as canções no momento em que está tocando, e não com antecedência.

Os grupos de jazz usam uma grande variedade de instrumentos. Os mais comuns são o piano, a bateria, o contrabaixo (ou baixo), o trompete, o trombone e o saxofone. Muitas vezes, há também cantores.

História

Nos séculos XVIII e XIX, os escravos transportados da África para os Estados Unidos levaram sua música com eles. A mistura dessa música africana com a europeia, que já era tocada nos Estados Unidos, deu origem ao jazz. O ragtime, um estilo de música para piano, e o blues também influenciaram o jazz.

A cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana, é considerada o berço do jazz. Muitos músicos de jazz importantes, como o pianista Jelly Roll Morton, são de lá. A primeira gravação de jazz foi feita em 1917 por uma banda da cidade, a Original Dixieland Jazz Band.

Por volta de 1918, muitos músicos deixaram Nova Orleans rumo ao norte. Vários foram para Chicago (no estado de Illinois), e essa cidade logo se transformou na capital do jazz dos Estados Unidos. Nova York também se tornou um importante centro jazzístico.

Louis Armstrong foi um músico importante da época e ficou famoso no mundo inteiro. Seu estilo de jazz, conhecido como swing (suingue), foi muito popular nas décadas de 1930 e 1940. Benny Goodman e a cantora Billie Holiday também se destacaram nesse estilo de jazz.

Outro tipo de jazz popular é o chamado big-band jazz (jazz de grandes orquestras), executado por um grande número de músicos. Duke Ellington foi um famoso músico e band leader (regente de orquestra). Count Basie também se destacou como band leader.

O jazz continuou a crescer e a se transformar ao longo das décadas de 1950 e 1960. Alguns músicos de jazz famosos dessa época incluem o saxofonista Charlie Parker e o trompetista Miles Davis.

Durante as décadas de 1970 e 1980, músicos de vários países criaram novas formas de jazz. O resultado foi a uma fusão musical (fusion music) que combina jazz, rock e música latino-americana. No Brasil, a influência mais notável do jazz é a bossa nova, surgida no final dos anos 1950.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.